Na última segunda-feira (24), o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil oferecido pela Caixa Econômica Federal
O banco, por sua vez, informou que não há previsão para a liberação de valores nas próximas 24 horas referentes às solicitações de crédito realizadas na segunda.
Até o momento, a decisão é válida apenas para as operações que estão sendo realizadas pela Caixa Econômica Federal. A suspensão se deu devido ao fato de o banco ser uma instituição pública. Conforme o Tribunal, a decisão visa apurar se a Caixa se encontra ou não exposta a risco que não tenha sido devidamente analisado e apreciado por suas instâncias decisórias, garantindo dessa forma o controle da empresa pública.
Outros bancos credenciados pelo Ministério da Cidadania devem continuar liberando o Empréstimo Auxílio Brasil normalmente. Isto porque, além da Caixa, mais 11 instituições foram autorizadas a oferecer o crédito. Veja a seguir quais são eles:
- Banco Agibank S/A
- Banco Crefisa S/A
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Safra S/A
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
- Pintos S/A Créditos (Pincred)
- QI Sociedade de Crédito S/A
É importante ressaltar que, mesmo tendo sido autorizados a oferecer o empréstimo, nem todos os bancos acima já estão disponibilizando o crédito.
Confira mais notícias sobre empréstimo ou cartão de crédito