A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) participa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes deste ano com um estande interativo voltado à apresentação da história da instituição, das tradições da festividade e da trajetória de seu fundador, o Padre Melo. O evento segue até domingo (24), no Centro Municipal Integrado (C.M.I.) “Deputado Maurício Najar”, no Mogilar, com entrada gratuita.
Com o tema “Legado de Ouro: 100 Anos de uma Visão de Paz”, o espaço reúne conteúdos sobre a Festa do Divino, a universidade e a atuação de Manoel Bezerra de Melo, que completaria 100 anos em 2026. Fundador da UMC em 1973, Padre Melo tem sua voz recriada por meio de tecnologia de inteligência artificial em narrações acessadas via QR Codes disponíveis no estande.
“Neste ano, trouxemos a história do Padre Melo e da Festa do Divino por meio de QR Codes, nos quais o público pode ouvir a trajetória da UMC narrada pelo nosso fundador, recriada com o uso de tecnologia avançada, como a Inteligência Artificial”, explica Suzana Raquel, gerente de Marketing da UMC.
Coordenadora de Marketing da instituição e uma das responsáveis pelo projeto, Gleici Mattioli destaca outro diferencial do estande: um painel de LED com 30 m² que oferece mais interatividade: “Os visitantes podem tirar fotos, deixar um recado e guardar essa recordação, que também é exibida no telão para todo o público da festa”, diz ela.
O estande da universidade está localizado próximo ao palco de shows e da entrada da barraca do “Afogado”, prato típico da Festa do Divino. Além da programação no espaço, colaboradores da instituição atuarão como voluntários no serviço do prato tradicional nesta sexta-feira (22).
A participação da UMC também incluiu a recepção dos devotos no campus universitário no dia 13 de maio, véspera da abertura da festa. Na ocasião, foram realizadas a Entrada das Bandeiras e a chegada do Subimpério do Divino Espírito Santo, instalado no Prédio 3 da universidade até o encerramento das celebrações.
Tradicional em Mogi das Cruzes, a Festa do Divino Espírito Santo é considerada uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas do estado de São Paulo, com origem no século XVII. Em 2026, o evento realizará sua 413ª edição, reunindo atividades religiosas, culturais e beneficentes que movimentam milhares de pessoas na cidade e na região do Alto Tietê.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias