Categorias
MOGI DAS CRUZES

COI: Centro de Operações Integradas é inaugurado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes



A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou, na manhã deste sábado (30), o Centro de Operações Integradas (COI), espaço onde será realizado o monitoramento da cidade. A ação encerrou as entregas em comemoração ao aniversário de 463 anos do município.



O principal objetivo do COI é integrar serviços de segurança como Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Policia Militar (PM-SP), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU. O espaço também será utilizado para o atendimentos de ocorrências destes órgãos.



O investimento, de cerca de R$ 30 milhões, inclui construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento, como câmeras e a muralha eletrônica, informou a administração municipal.



A estrutura receberá imagens das câmeras espalhadas na cidade e da muralha eletrônica, que terá câmeras nas entradas e saídas de Mogi das Cruzes. A nova Central de Monitoramento conta com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema. A Central de Monitoramento de Totens será transferida para o local.



O espaço, que funcionará ainda como base para a GCM, conta com academia, vestiário, armaria, cozinha, sala de OCR, sala de rádios e alarmes, sala de descompressão, sala de monitoramento, gabinete de instrução, almoxarifado, data center, sala de situação, salas de treinamentos e administrativas.

“A meta para o ano que vem é chegarmos a duas mil câmeras nas ruas e, mais do que isso, aqui tem um sistema com inteligência de comportamento, porque o olho humano não é capaz de captar tudo. Então tem alguns tipos de comportamento que já estão cadastrados no sistema. Quando a Inteligência Artificial identificar, ela dá um alerta aqui pra gente, e todo o sistema está conectado ao Detecta, que é um serviço do estado, e também ao Cortex. Se no banco de dados Nacional tiver algum fugitivo, algum criminoso procurado, ele será identificado pelas nossas câmeras, por isso que é importante ter essa integração”, disse o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, que participou da inauguração acompanhado da vice-prefeita Priscila Yamagami e do secretário municipal de segurança, Toriel Sardinha.

O evento de abertura do COI contou também com a presença de outras autoridades, como representantes das forças de segurança do município, vereadores e secretários municipais.

O Centro de Operações Integradas (COI) está localizado na avenida Engenheiro Miguel Gemma, 3.003, no Socorro.

Confira a seguir algumas fotos da nova central de monitoramento da cidade:

Fotos: Grazielly Maciel/NM

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: