Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!
A partir desta quarta-feira (9), os trens da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão operar em apenas uma via entre as estações Suzano e Jundiapeba durante todo o horário de funcionamento.
De acordo com a companhia, a alteração visa garantir a segurança dos usuários, após inspeção técnica identificar desgaste estrutural em uma ponte ferroviária construída em 1907, localizada no município de Suzano.
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, já foi iniciado o processo de contratação de uma empresa especializada para executar reparos completos nas duas vias da estrutura, com prioridade para a via 2, que se encontra interditada.
Atualmente, equipes estão realizando a coleta de amostras de solo a até 25 metros de profundidade, que serão analisadas por engenheiros responsáveis pela obra. Segundo a CPTM, o prazo estimado para finalização do processo, incluindo a contratação e a execução dos serviços, é de cerca de 120 dias.
Durante os períodos de maior movimento, entre 4h e 9h da manhã e das 16h às 21h, os passageiros terão à disposição viagens entre as estações Luz e Suzano com intervalos médios de 7 minutos. O trecho Luz-Guaianases continuará operando com intervalos de aproximadamente 3,5 minutos. Já os deslocamentos entre Suzano e Estudantes ocorrerão a cada 22 minutos.
A CPTM informou que, com o objetivo de facilitar o deslocamento nesse trecho afetado, será implantado um serviço circular (loop) entre Jundiapeba e Estudantes com partidas a cada 11 minutos.
Os usuários que desejarem seguir viagem após Suzano precisarão realizar baldeação. Quem vai no sentido estação da Luz deve embarcar na plataforma 1. Já os passageiros com destino a Estudantes deverão utilizar a plataforma 3.
No período entre 9h e 16h, os trens entre Luz e Suzano circularão com intervalo médio de 11 minutos, mantendo o serviço Luz-Guaianases com frequência de 5,5 minutos. O trecho Suzano-Estudantes continua com intervalos de 22 minutos ao longo de todo o dia.
Das 21h até o encerramento da operação nos dias úteis, bem como aos sábados, das 10h às 20h, o serviço circular entre Luz e Guaianases será temporariamente suspenso. Permanecem em operação apenas os trechos Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos de 11 e 22 minutos, respectivamente. A medida, de acordo com a CPTM, visa priorizar a fluidez no trecho mais movimentado da linha, entre Luz e Suzano, que concentra 91,4% do volume total de passageiros.
Sistema PAESE
Para minimizar os impactos aos usuários durante os horários de pico, a CPTM também acionou o Sistema PAESE, que disponibilizará ônibus gratuitos entre as estações Jundiapeba e Suzano, nos períodos das 5h às 9h e das 16h às 20h, em dias úteis. Para utilizar o serviço, os passageiros receberão senhas nas estações, possibilitando o retorno gratuito ao sistema ferroviário em Suzano ou Jundiapeba.
Em Suzano, o embarque nos coletivos será realizado na Rua Prudente de Morais, s/n, nas imediações do bicicletário da estação. Já em Jundiapeba, a saída ocorrerá na Avenida Áurea Martins dos Anjos, s/n, em frente à estação, sob a cobertura.