Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Cinco cidades do Alto Tietê estão participando da Semana de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, com o intuito de realizar atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação teve início na última segunda-feira (11), nos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Guararema.
Em Mogi, a programação foi iniciada com o Treinamento e Capacitação de Brigadistas, que reuniu representantes de todos equipamentos municipais no auditório do Cemforpe.
No encontro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde apresentou detalhes sobre a situação epidemiológica da dengue na cidade, dados sobre casos e orientações sobre os cuidados que devem ser adotados de forma permanente para conter o avanço da doença.
Outras ações serão realizadas ao longo da semana, em parceria com setores específicos como Comunicação Social (criação de materiais para divulgação); Secretaria de Infraestrutura Urbana (intensificação de limpeza de terrenos e áreas públicas com descarte irregular de lixo ou entulho); Secretaria de Educação (atividades de mobilização para alunos e servidores); e Secretaria de Meio Ambiente (organização dos Ecopontos).
De acordo com a administração municipal, todo cidadão deve reservar pelo menos 10 minutos semanais para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. As últimas avalições de densidade larvária apontaram aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade e a grande maioria dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitadas com a remoção de baldes, potes de animais e até mesmo pelo acúmulo de materiais recicláveis.
Suzano
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, por meio do Setor de Controle de Zoonoses, estão distribuindo pela cidade panfletos com as principais informações relacionadas à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Com a previsão de chuvas para os próximos dias, a ação também contemplarà o Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria.
Entre as recomendações estão o incentivo às práticas de evitar água parada em pneus e em caixas d’água, assim como o hábito de colocar areia nos vasos de plantas; virar garrafas e galões vazios para baixo; tampar os tonéis e barris d’água; manter limpo o comedouro de animais; e remover as sujeiras de calhas e ralos.
Além disso, a mobilização contra as arboviroses também prevê ações nos domicílios e nos locais que apresentam condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito transmissor.
“O cuidado com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti tem de ser de todos nós. Temos que reforçar as orientações nos bairros para que as pessoas se lembrem da importância de evitar a água parada em seus domicílios. Nossas equipes estão totalmente mobilizadas para essa tarefa, e pedimos a colaboração dos munícipes para vencermos essa luta”, disse o secretário Diego Ferreira.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2064.
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz, ações como a distribuição de hipoclorito de sódio, telas para caixas d’água e panfletos informativos estão sendo realizadas nesta semana.
As atividades acontecem na Praça da Independência, no centro da cidade e também em três favelas do município: Favela dos Sonhos, Favela Itajuíbe e Favela das Indústrias.
A equipe do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde encontrou fragilidades nas comunidades localizadas nos bairros Favela dos Sonhos, Favela Itajuíbe e Favela das Indústrias, regiões com problemas em relação à falta de saneamento básico (água encanada), além do armazenamento incorreto de água para todos os fins domiciliares. Por isso, estas regiões foram escolhidas para a ação especial.
Itaquaquecetuba
Até esta sexta-feira (15), o Centro de Controle de Zoonoses de Itaquaquecetuba (CCZ), em conjunto com os agentes comunitários de saúde, vão realizar um mutirão para a colocação de telas em caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada.
Também durante a semana, as unidades básicas de saúde realizarão palestras de orientação aos pacientes, na sala de espera, para que avaliem em suas residências, local de trabalho ou terrenos do entorno se não há recipientes com acúmulo de água e possível proliferação do mosquito.
Encerrando a programação, no sábado (16), das 9h30 às 12h, acontecerá uma passeata no Parque Residencial Marengo. O ponto de encontro será a EMEB Prof. Alceu Magalhães Coutinho (avenida Goncalves Dias, 350).
“Mais uma vez estamos reforçando os cuidados aqui na cidade porque precisamos da colaboração e mobilização da população. Aderir à campanha é intensificar as ações e incentivar a participação no combate ao mosquito. Cuide do seu lar, cuide da nossa Itaquá”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
Guararema
Durante a Semana de Mobilização contra as Arbovirores, a Secretaria Municipal de Saúde de Guararem está intensificando as ações de orientação e conscientização, com distribuição de panfletos informativos nas feiras livres do município e visitas presenciais em empresas, gardens no formato ‘casa à casa’.
Também estão sendo repassadas informações pertinentes ao tema nas salas de espera das Unidades de Saúde, fazendo com que assim cada vez mais famílias se previnam contra o Aedes aegypti ao adotar atitudes simples dentro de casa.
Exemplos de medidas fáceis de serem adotadas são a verificação diária dos quintais, com a eliminação de possíveis focos do mosquito, que se prolifera em água parada. Portanto, caixas d’água e lixeiras devem estar sempre tampadas, garrafas sempre viradas com as bocas para baixo, pneus e outros objetos armazenados em locais cobertos, calhas e ralos sempre desentupidos.