Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cidadania Itinerante prestará serviços à comunidade do Residencial Novo Horizonte, em Mogi, esta semana



Entre esta terça (11) e quinta-feira (13), o micro-ônibus do Cidadania Itinerante, programa do Governo de SP, estará no Residencial Novo Horizonte, em Mogi das Cruzes, para prestar gratuitamente serviços essenciais à população.



O atendimento será realizado das 10h às 16h, na Escola Municipal Professor Hélio dos Santos Neves, localizada na Rua Maurício José Oliveira, nº 365.



Serão oferecidos à população local serviços como agendamento para RG, solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, solicitação de segunda via de CPF  e de contas de consumo (água e luz), emissão da carteira de trabalho digital e atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo e consultas no Serasa. Também haverá atendimento para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para programas e serviços.  



As pessoas terão acesso a serviços que são rotineiramente oferecidos na Central de Cadastro Único e também em unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Será possível se cadastrar ou atualizar os cadastro junto ao CadÚnico, obter atendimento e orientação psicossocial, além de consultas, informações e possíveis inserções em programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).  



Haverá ainda um espaço, onde o Conselho Tutelar estará instalado, prestando orientações sobre os direitos da criança e o adolescente, com foco especial nos pais, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na mesma linha, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMMULHER terá representantes presentes no local, fornecendo orientações sobre todo o sistema de garantia de direitos.

A Secretaria Municipal de Saúde também participará da ação, com orientações e encaminhamento de pacientes, além de vacinação e atualização de carteirinha. Equipes da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio do programa Mogi Conecta Emprego, estarão igualmente presentes, com serviços de elaboração de currículo e intermediação, para inserções no mercado de trabalho. 

O Cidadania Itinerante é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que visa facilitar o acesso das comunidades a serviços essenciais e orientações relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos individuais. Pelo Governo do Estado, a população também terá acesso no local a serviços do Procon, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: