A equipe de comunicação da Prefeitura de Mogi das Cruzes encontrou uma forma diferente de anunciar os avanços da vacinação contra a Covid-19 aos munícipes: com chamadas que remetem ao passado de cada público-alvo atendido pela campanha.
Com o intuito de fazer as pessoas se identificarem com a mensagem, as publicações costumam trazer músicas e outras referências da “época” dos grupos para os quais as doses de vacina estão sendo disponibilizadas.
A estratégia teve início quando a vacinação alcançou o grupo com 36 anos ou mais e tem feito sucesso principalmente entre os mais jovens, que, mais engajados nas redes sociais, têm contribuído para que as publicações da administração municipal alcancem um número maior de pessoas, de forma a cumprir seu papel de comunicar e orientar a população sobre este importante processo na batalha contra o coronavírus.
Quando foi a vez do público 36+ agendar a vacinação contra a Covid-19, uma fita cassete com um trecho da música ‘Como Eu Quero’, do Kid Abelha, ilustrou o aviso de que era “a vez de vacinar a galera dos anos 80”. Veja abaixo:
Para informar a abertura do agendamento da vacinação de quem tem 30 anos ou mais, uma publicação com um discman (leitor de CD portátil) anunciava que era hora de “colocar o pagode no máximo”. Ela também trazia um trecho da música ‘Me Apaixonei pela Pessoa Errada’, do Exaltasamba, que fez sucesso no final dos anos 90.
A ação de marketing repercutiu de forma tão positiva entre os jovens que a administração municipal passou a criar playlists no aplicativo Spotify com músicas das respectivas gerações, sugerindo que fossem ouvidas no ato da imunização. Confira: 25+, 30+, 35+, Anos 60.
Em sua ação mais recente, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fez uma referência à novela Rebeldes para comunicar a disponibilidade de doses para quem tem 25 anos ou mais, na última sexta-feira (30). “Prepara a camisa branca e a gravata”, anunciava a publicação.
A aderência da ação foi comprovada não só nas redes sociais, onde muitos usuários compartilharam as publicações, como também fora delas. Nesta segunda (2), uma jovem foi ao Pró-Hiper receber a primeira dose do imunizante com a camisa branca do Rebeldes e gravata vermelha, conforme “pediu” a Prefeitura.
Em nota, a Coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes disse que avaliou que precisava realmente engajar cada público-alvo da vacinação, ao invés de apenas informar sobre a disponibilização de novas doses: “nas redes sociais, a comunicação tem muito a ver com identificação e empatia – as pessoas compartilham aquilo que tem a ver com elas mesmas. É por esse motivo que surgiu a ideia de desenvolver peças que fazem referência à vivência de cada geração, principalmente ao que era consumido por essas pessoas por meio da cultura pop”.
“Por causa da identificação que gera, é muito comum que as pessoas se engajem em transmitir a informação para outros e tenham ainda mais vontade de receberem o seu imunizante. Estamos também oportunizando que esse período possa ser mais esperançoso e de felicidade para cada pessoa, comunicando de forma leve e descontraída algo tão importante para os mogianos. É possível medir esse sentimento por meio das interações geradas dentro e fora das redes sociais, que têm sido extremamente positivas”, acrescentou a Coordenadoria de Comunicação Social.