Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), em Mogi das Cruzes, promove oficinas de artes e artesanatos para pessoas em situação de rua, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
De acordo com a administração municipal, o projeto ‘Arte no Pop’ tem contribuindo para melhora na autoestima, acolhimento, promoção da memória afetiva, troca de saberes, redução da ansiedade e desenvolvimento de habilidades focadas na geração de trabalho e renda.
As atividades começaram neste mês e prosseguem até o final do ano. Os cursos são ministrados de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, por meio de parcerias.
Às segundas e quartas, as aulas são com Roger Abdallah, artista plástico, muralista, especialista em caligrafia, tipografia e lettering. Com a oficina ‘Desenhando Letras’, na qual o especialista capacita os participantes para ofícios de letrista e cartazista. São passados exercícios de caligrafia e técnicas de escrita para aperfeiçoamento do traço e agilidade.
‘A Combuca da Judite’ é um projeto sociocultural que promove atividades como mosaicos, macramê, bonecões de Olinda, macramê, pinturas em estêncil, serigrafia, bijuterias, artesanato em palha, sacolas ecológicas. As aulas são ministradas às terças e quintas-feiras.
Já às sextas-feiras, o arquiteto Renato Vazquez Novello e a enfermeira Kariny Francielly da Silva Ferreira ensinam técnicas para confecção manual de peças em madeira e tecidos.
“Nós trabalhamos com manufatura há 10 anos e a proposta para o Centro Pop é desenvolver habilidades de confecção de artefatos usando, preferencialmente, materiais de reciclagem e produtos da natureza como galhos, troncos e cascas de árvores para ajudar a desenvolver meios de expressão e valorização da autoestima pelo trabalho”, disse Kariny.
Centro Pop
O Centro Pop é responsável pelo atendimento da pessoa em situação de rua, ofertando serviços como: banhos, lavagem de roupas, alimentação, auxílio para documentações, triagens e atendimentos técnicos (psicólogos e assistentes Sociais) para avaliação a acolhimentos masculino e feminino.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o equipamento recebe a população em situação de rua por demanda espontânea ou pelo Serviço de Abordagem Social, que faz a busca ativa nos locais.
O Centro Pop está localizado na avenida José Benedito Braga, 496, no bairro Mogilar.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: