A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na sexta-feira (5), a reabertura do Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, após o espaço ter passado por reformas para melhorias.
Segundo a administração municipal, o Centro recebeu a implantação de uma segunda sala de audiovisual com a instalação de equipamentos de multimídia e capacidade para atender até 30 pessoas, uma biblioteca com espaço para estudos e banheiros adaptados para a utilização de pessoas com necessidades especiais, além de melhorias na reserva técnica.
A Prefeitura informou que foram investidos mais de R$ 91 mil, através de um recurso viabilizado pela Coordenadoria de Turismo, em um convênio firmado em 2018, entre o executivo municipal e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Municípios e Estâncias Turísticas (DADETUR).
O projeto foi realizado sob a coordenação do diretor de patrimônio e historiador, Glauco Ricciele, e da historiadora Nayara Moura, com apoio da equipe da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes.
Inaugurado em 2006, o Centro de Cultura e Memória reverencia a história dos expedicionários mogianos que participaram da Segunda Guerra Mundial. Os objetos, livros e pertences dos participantes estão em exposição permanente, assim como a história da participação do Brasil na luta pelos ideais de liberdade e democracia.
Situado na Coronel Souza Franco, 735, no centro, o local pode ser visitado gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Já para visitação aos sábados, é necessário realizar agendamento prévio, pelo telefone (11) 4798-6900 ou pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Secretaria de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua Senador Dantas, 326, 3º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: