Categorias
CULTURA

Centro Cultural e Pinacoteca de Mogi das Cruzes recebem exposições de artistas regionais

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes está promovendo exposições de artistas regionais no Centro Cultural e na Pinacoteca da cidade, com entrada gratuita.


A Galeria Wanda Coelho Barbieri, do Centro Cultural, recebe a exposição ‘Geometria do Café’, do artista plástico Sidnei Oliveira. A mostra, que já está disponível para visitação, ficará no local até o dia 6 de maio.

Sidnei celebra o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, e pretende conscientizar para as questões ambientais e a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar. As obras do artista passeiam do abstrato ao figurativo, do laico ao religioso, das criações próprias à releituras como ‘Noite Estrelada’, de Van Gogh.

Leia também:  Centro Moriconi, em Suzano, apresenta a exposição ‘O Mito da Criação’ até 10 de janeiro

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h45, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. 

Pinacoteca


Já a Pinacoteca recebe, a partir das 18h desta sexta-feira (14), a exposição de ‘Vermelho como Brasa’, da artista plástica Juliana Gomes, que ficará disponível para visitação até o dia 5 de maio. 

A narrativa da artista salienta o vermelho encarnado, do sangue e do urucum, planta utilizada nas pinturas de pele, na cura, na alimentação e no artesanato, figura os primeiros habitantes e sua origem nordestina. ‘Vermelho como Brasa’ é a marca da pele e do chão daqueles que vivem em territórios esquecidos, assim como, a marca da brasilidade, da miscigenação e da cultura do país. 

Leia também:  Centro Moriconi, em Suzano, apresenta a exposição ‘O Mito da Criação’ até 10 de janeiro

Juliana busca ressaltar a importância da atenção à diversidade, à desigualdade, à necessidade de todos serem incluídos em primeiro plano, e para o respeito à sabedoria, aos conhecimentos e às tradições dos ancestrais, com o intuito de despertar a consciência para o todo, para o reconhecimento do outro e da origem, para a necessidade de exclusão das crenças facetadas e das ações discriminatórias. 

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h15, na rua Cel. Souza Franco, 993, no Centro. 

Leia também:  Centro Moriconi, em Suzano, apresenta a exposição ‘O Mito da Criação’ até 10 de janeiro

Segundo a administração municipal, as ações foram possibilitadas por meio de chamamento público realizado em janeiro deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail [email protected], ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Compartilhe essa notícia: