O Casarão da Memória, em Suzano, realizará, neste sábado (11), das 11h às 20h, o ‘1º Festival da Pitanga de Suzano’, com o intuito de valorizar a fruta brasileira que floresce no terreno do equipamento.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação contará com teatro, música ao vivo, oficinas artísticas, feira de artesanato, colheita da fruta e gastronomia.
Pela manhã, haverá uma visita guiada e apresentação da peça teatral ‘Memórias da Casa’, do grupo O Gato Gago, além de atividades voltadas para crianças como pinturas temáticas no rosto e oficina de pintura em tela, conduzida pelo arte-educador do Programa de Formação Artística (Profart), Gilberto Mattos.
A partir das 12h, o Café Ferrovia abre suas portas oferecendo diversas opções de almoço ao público, incluindo pratos, vinagrete, doces e sucos de pitanga. Às 13h, a animação fica por conta do cantor Davi Gonçalves. Em seguida, às 14h, as crianças poderão acompanhar a história de ‘Munira e Mar’.
Na sequência, será a vez das oficinas criativas: a de sais de banho de pitanga, conduzida pela diretora do Casarão, Rita Paiva, em parceria com Peter Paiva; e a de papel machê, às 15h, ministrada pelo artista plástico Zamir Zavitoski. Para garantir vaga nas oficinas, os interessados devem comparecer com pelo menos uma hora de antecedência, já que cada oficina contará com apenas 14 lugares disponíveis.
Às 16h, a programação continua com a apresentação musical de Cláudia Oliveira. No mesmo horário também acontece a oficina de pintura em Ecobag, conduzida por Vera Lúcia. Para encerrar a noite, às 19h, o grupo Forró das Minas assume o palco.
Além das atrações, a feira artesanal permanecerá aberta durante todo o evento, apresentando ao público peças exclusivas, inspiradas no tema do festival e produzidas pelos talentosos artesãos de Suzano.
“Esse festival reunirá atividades para todas as idades, celebrando a cultura, a natureza e os laços familiares. Marca também o início de uma nova tradição para a cidade, que ganha mais uma festividade em seu calendário cultural. Espero que muitos possam participar e se deliciar com nossas atrações”, destacou Rita Paiva.
Já o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, ressaltou a relevância da iniciativa. “Oferecer diferentes formas de acesso à arte, de maneira gratuita, é essencial para ampliar as oportunidades e garantir que todos os munícipes possam participar. Com este festival, esperamos que nossos moradores, e os visitantes também, conheçam um pouco mais da nossa cidade”, afirmou.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias





