Categorias
ALTO TIETÊ

Casarão da Memória, em Suzano, será aberto para visitação no próximo domingo



O Casarão da Memória Antonio Marques Figueira, em Suzano, será aberto para visitação no próximo domingo (26), segundo informações concedidas pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi em cerimônia oficial realizada na última semana. O espaço cultural celebra a história e trajetória da cidade com uma série de exposições, conteúdos audiovisuais, acervos fotográficos, entre outras intervenções que remetem aos pilares da construção do município.



O imóvel, localizado na rua Campos Salles, 543, no centro, é um patrimônio arquitetônico de Suzano que remete à sua fundação, sendo o primeiro casarão construído na região. Em 2020, ele passou por uma revitalização completa em sua infraestrutura, nos pisos e nos sistemas elétricos e hidráulicos, com um investimento de R$ 210 mil. A intervenção preservou a configuração original do espaço.



Apesar de concluído, o espaço permaneceu fechado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Agora, com o avanço da campanha de imunização, a unidade se prepara para receber os suzanenses em uma celebração à história da cidade.



Ao visitar o Casarão da Memória, os cidadãos primeiro participarão de uma peça de teatro sobre a origem da cidade, inclusive com homenagem ao patrono do espaço. Após a introdução, eles serão guiados por agentes municipais pelos 11 ambientes expositivos e técnicos, compostos de textos, objetos históricos e composições cenográficas que estão expostos na sala. Cada ambiente traz um tema com riqueza de detalhes aos fatos importantes que compõem a trajetória do município.



Os espaços temáticos são: a Sala Suzano, que conta o início da história do município; a Sala de Imprensa; a Sala Casarão da Memória, que aborda a família Marques Figueira e a Família Rego; a Sala Memória Viva, que traz personalidades que contribuíram com o desenvolvimento de Suzano; o Auditório Cine Saci, usado para a exibição de um filme de sete minutos sobre o avanço da cidade; a Sala do Migrante, que homenageia os migrantes nordestinos, e a Sala do Imigrante, que valoriza a contribuição dos povos japoneses, italianos, libaneses, suíços, chineses e afrodescendentes para a formação da sociedade suzanense.

No piso térreo, o visitante ainda pode ter acesso a um acervo técnico com digitalização de fotos e documentos, sala de leitura, biblioteca e atendimento, além de uma Loja do Casarão, administrada por artesãos de Suzano e com produtos temáticos. O espaço ainda conta com o Café Ferrovia, também gerenciado pelos artistas suzanenses, com doces e alimentos preparados por eles.

A área externa é composta por seis mesas com ombrelones dispostas em um pátio arborizado e um jardim, para que seja possível sentar e apreciar o ambiente. O local ainda conta com uma obra de arte do artista plástico Mauricio Chaer e deverá abrigar feiras de artesanato, de antiguidades, gastronômicas e também um Teatro de Bonecos para crianças.

Visitação

O Casarão da Memória começa a receber o público no dia 26 de setembro. As visitas serão guiadas e feitas mediante agendamento, em respeito ao distanciamento social e os demais protocolos sanitários estabelecidos para conter a disseminação do novo coronavírus. Os interessados podem fazer a marcação de data e horário pessoalmente, na rua Campos Salles, 547, no centro, ou por meio do telefone (11) 4748-6949.

De acordo com a Prefeitura de Suzano, as visitas serão feitas durante o dia, em horários alternados e com grupos entre seis e sete pessoas, para evitar aglomerações. Vale destacar que é obrigatória a apresentação do “passaporte da vacina” para acessar o local. O documento de imunização deve constar ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No caso das pessoas que não podem se imunizar por questões de saúde, será necessário apresentar comprovantes médicos.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: