Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cartaz de ‘conscientização’ sobre o autismo divulgado pela Prefeitura de Mogi gera polêmica nas redes sociais



Um cartaz informativo que tinha o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo vem gerando polêmica em Mogi das Cruzes. O material, divulgado pela Prefeitura Municipal em escolas da cidade, traz explicações inadequadas e pejorativas sobre o transtorno, que atinge cerca de 2 milhões pessoas no país.



O objetivo inicial do cartaz era evidenciar 16 características do autismo. Dentre as citadas pelo informativo da administração municipal estão: “Fala ruim”, “Age como se fosse surdo”, Usa as pessoas como ferramenta”, “Pode ser agressivo e destrutivo” e “Gira objetos de maneira bizarra e peculiar”.



O mesmo conteúdo já havia sido divulgado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2019, sob a gestão do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB).



“Quando vi o cartaz em 2019 entrei em contato com os responsáveis e expliquei todos os pontos incorretos, falaram que haveria então uma modificação do mesmo, por isso decidi não divulgar e/ou compartilhar, mas em 2022 divulgaram o mesmo cartaz. Informações errôneas sobre autismo pra sociedade é um desserviço”, publicou uma psicóloga nas redes sociais, junto com as fotos dos cartazes divulgados em 2019 e em 2022 – a única diferença entre eles é a arte visual.



Após a repercussão negativa, o atual prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), também utilizou as redes sociais para pedir desculpas pela divulgação do material. “No desejo de conscientizar e ajudar a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), alguém da Secretaria de Educação fez um informativo com o mesmo conteúdo do informativo de 2019 e colou em algumas escolas, mas na verdade o conteúdo é até bem prejudicial, para não dizer preconceituoso. Nós já tomamos a devida providência assim que ficamos sabendo e pedimos para retirar. Queria pedir desculpas a todas as mães, pais, crianças e pessoas com TEA e dizer que isso não vai acontecer novamente. A gente tem trabalhado muito por essa causa, inclusive construindo já uma Clínica-Escola para o Espectro Autista. Estamos trabalhando junto à comunidade”, afirmou ele.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: