Com o potencial aumento de negativados no país, sobretudo durante os anos de pandemia, as instituições financeiras começaram a criar soluções de crédito voltadas também a quem está popularmente “com o nome sujo”.
Até um tempo atrás, conseguir a aprovação de um cartão de crédito estando inadimplente ou com o score baixo era uma missão quase impossível. Hoje em dia não é mais. Existem cartões que são liberados sem que o cliente precise ser submetido a uma análise financeira.
Com um cartão de crédito, muitas pessoas podem ter acesso a serviços que dependem exclusivamente dele, como alguns aplicativos de transporte e redes de streaming, cuja assinatura fica vinculada ao cartão, assim como compras online.
Dentre as opções que os bancos oferecem para quem está com o nome sujo há o cartão de crédito pré-pago e o cartão de crédito consignado. Confira a seguir mais informações sobre como funciona cada um deles e onde solicitá-los.
Cartão de crédito pré-pago
O cartão pré-pago funciona como um cartão de crédito comum, em que o cliente pode comprar online e parcelar as compras em quantas vezes quiser. Porém, para que o limite seja disponibilizado é preciso carregar o saldo antecipadamente, transferindo dinheiro para o cartão.
O interessado em um cartão pré-pago deve se atentar, no ato da contratação, se serão cobradas tarifas de adesão, recarga, manutenção mensal, saque e anuidade.
Confira a seguir algumas opções de instituições financeiras que trabalham com cartão de crédito pré-pago:
Cartão de crédito consignado
Outra opção que pode ser solicitada inclusive por quem está negativado é o cartão de crédito consignado, que funciona da mesma forma que a mesma modalidade de empréstimo, em que o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício ou salário.
Como desta forma o banco não corre risco de inadimplência por parte do cliente, o cartão é liberado mais facilmente, sem que seja realizada a análise financeira. O limite é liberado conforme a renda e essa opção costuma ter anuidade zero e taxas menores que as dos cartões comuns.
O cartão de crédito consignado pode ser solicitado por aposentados, pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos – em alguns casos, trabalhadores com carteira assinada também têm acesso a essa modalidade, de acordo com o convênio da empresa.
Veja abaixo algumas opções de instituições financeiras que oferecem cartão de crédito consignado: