Quem é MEI (Microempreendedor Individual) sabe que, muitas vezes, gerenciar as partes operacional, comercial e financeira de uma empresa pode ser um desafio.
Nestes casos, o cartão de crédito para MEI pode se tornar um grande aliado do empreendedor. Isto porque ele permite reunir todas as contas em um só lugar, além de possibilitar o parcelamento de compras, como aquisição de matéria-prima ou maquinário.
Vale lembrar que, embora seja um facilitador, o cartão de crédito para MEI também requer organização. Afinal, se as faturas não forem pagas em dia, o empreendedor pode acabar com multas, dívidas e acréscimo de juros.
O cartão pode ser tanto físico – que permite o uso em estabelecimentos – como virtual, que facilitará compras realizadas pela internet. Para conseguir um cartão com o CNPJ, é importante que o empreendedor tenha o seu MEI regularizado e a taxa do imposto Simples Nacional em dia.
A diferença entre o cartão de crédito para MEI e o cartão de crédito comum é que ele pode oferecer taxas de juros mais baixas ou até mesmo isenção de taxas, além de contar aprovação mais fácil.
Como fazer um cartão de crédito para MEI?
O primeiro passo é buscar uma instituição financeira confiável para fazer a sua solicitação. Um dos bancos mais procurados pelos empreendedores é o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que disponibiliza uma opção de cartão de crédito exclusiva para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e empresários individuais, inclusive microempreendedores individuais (MEI).
Podem obter o Cartão BNDES os empresários individuais e MPMEs com faturamento bruto anual de até R$ 300 milhões sediadas no País, com controle e maioria do capital votante nacionais, que exerçam atividade econômica compatível com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES e estejam em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais.
O portador do cartão de crédito do BNDES deverá efetuar sua compra no site www.cartaobndes.gov.br, buscando, no catálogo existente, os bens e serviços que lhe interessam.
Com taxa de juros pré-fixada, o Cartão BNDES é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A emissão se dá por meio de bandeiras de cartão de crédito parceiras.
A partir de uma análise financeira da empresa, o limite do cartão pode chegar a R$ 2 milhões por banco emissor, com prazo de parcelamento de 3 a 48 meses.
Confira a seguir o passo a passo para solicitar o cartão de crédito para MEI do BNDES:
- Acesse o Portal de Operações do Cartão BNDES,
- Escolha a opção “Solicite seu Cartão BNDES”,
- Preencha o formulário eletrônico e clique na opção “Enviar”.
- Depois, basta dirigir-se ao banco comercial emissor do Cartão BNDES, onde sua empresa possua conta jurídica, portando a documentação necessária.