A Carreta da Mamografia, do projeto ‘Mulheres do Peito’, segue realizando exames em Suzano até o próximo sábado (27), no Largo da Feira. A unidade móvel chegou na cidade no último dia 16 e tem realizado 50 atendimentos diários.
Na última sexta-feira (19), o prefeito Rodrigo Ashiuchi e a deputada estadual Solange Freitas acompanharam os atendimentos junto com a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo, o vereador Pedro Ishi, e a responsável pelo Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita.
Voltado a mulheres com idade entre 35 e 70 anos, o equipamento oferece exames de mamografia por demanda espontânea, a partir das senhas que são distribuídas às munícipes que se apresentarem na unidade móvel. É necessário apresentar documento de identidade e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos acontecem de segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, na unidade móvel localizada no Largo da Feira, entre as ruas Konoe Endo e Benjamin Constant, no centro.
O projeto, vinculado ao programa ‘Mulheres de Peito’, da Secretaria de Estado da Saúde, visa facilitar o acesso das mulheres que precisam realizar o exame de mamografia e promover o diagnóstico precoce de um possível câncer de mama. Se constatada qualquer diferença que possa indicar uma lesão alusiva ao câncer, a paciente será direcionada para um hospital de referência do Estado voltado ao tratamento da doença.
“Agradeço todo o trabalho que a cidade faz em relação à saúde da mulher. Isso é importante, fico muito feliz em contribuir com essa iniciativa. O diagnóstico precoce é importante e essa carreta ajuda muito. Estamos juntos nesta caminhada”, disse a deputada Solange Freitas.
“O local que disponibilizamos para a carreta foi estratégico, pois o Largo da Feira é muito movimentado e fica na região central. Assim, as mulheres conseguem realizar o exame sem precisar fazer grandes deslocamentos e esperar muito. E, se constatado algo de anormal, ela já inicia o tratamento com o encaminhamento feito na própria carreta. É uma parceria muito importante para nossa cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.