Categorias
CULTURA

Capoeiristas doarão livros na Estação Mogi das Cruzes da CPTM nesta sexta-feira


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Nesta sexta-feira (18), das 19h às 20h, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atende a Linha 11-Coral, receberá uma roda de capoeira com crianças, adolescentes e adultos do Instituto Cultural Mestre Nagô.


O objetivo da ação, segundo a companhia, é comemorar a doação de livros feitas por capoeiristas para o Projeto Livro Livre 2022. A ocasião também contará com apresentações de roda de capoeira.


O projeto Livro Livre, que já está na sua 17ª edição, distribui gratuitamente livros para os passageiros em algumas estações das linhas da companhia. Desde a sua criação, a iniciativa da CPTM vem promovendo e incentivando passageiros à leitura.


O projeto consiste em deixar livros nas estações para que os passageiros encontrem, peguem, leiam e voltem a liberá-lo para outra pessoa, criando um movimento colaborativo e coletivo de incentivo à leitura.    


“O objetivo do Livro Livre é criar uma corrente de leitura para que a posse do livro seja sempre transitória, compartilhada e multiplicadora. A ação é inspirada em um movimento voluntário de base global, nascido da difusão do hábito do bookcrossing, que começou nos Estados Unidos no final da década de 1990”, explica a CPTM.

A estrutura do Livro Livre na CPTM consiste em gelotecas e estantes espalhadas pelas estações das cinco linhas da companhia. Desde 2018, as estações da CPTM recebem o projeto da Geloteca. A atividade foi idealizada pelo professor de arte e psicólogo da educação, João Belmonte, para despertar a leitura e a troca de exemplares entre as comunidades periféricas em pontos de deslocamentos e encontros dessas pessoas. Até hoje, o artista já grafitou mais de 180 Gelotecas e o projeto se replicou pelo Brasil todo e no Uruguai. 

Atualmente, a CPTM possui estantes do projeto Livro Livre nas estações Pirituba (Linha 7-Rubi), Ipiranga e Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa), Estudantes e Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral), Tatuapé (Linha 12-Safira) e Cecap-Guarulhos (Linha 13-Jade). Já as gelotecas estão nas estações Água Branca, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha e Jundiaí (Linha 7-Rubi), Luz (Linha 10-Turquesa), Antônio Gianetti Neto, Dom Bosco, Ferraz de Vasconcelos e Guaianases (Linha 11-Coral), Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano (Linha 12-Safira), Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart (Linha 13-Jade).

De acordo com a CPTM, nos anos de 2021 e 2022, as estantes e gelotecas da companhia receberam aproximadamente 17 mil livros. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile