A Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue até esta sexta-feira (24) para qualquer pessoa que tiver interesse pela imunização – e não apenas para os grupos prioritários.
Em Mogi das Cruzes, a vacinação acontece das 8 às 16h30 em todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, enquanto houver estoques.
A vacina ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados, mais frequentes nessa época do ano. Vale ressaltar que a vacina não protege contra o novo coronavírus.
Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três cepas do vírus Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas devem ser vacinadas, pois os índices de cobertura nesses públicos ainda estão baixos. “É muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis procurem uma unidade de saúde o quanto antes, porque, com a liberação da dose para a população em geral, os estoques se esgotando”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
De acordo com a Prefeitura, até o dia 30 de junho, Mogi das Cruzes vacinou 122.535 pessoas contra a gripe, número que corresponde a 89%, em média, do total dos públicos-alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% mas, na cidade, apenas idosos e trabalhadores da saúde atingiram esse percentual de cobertura.