Categorias
BRASIL

Calculadora do INSS mostra quanto tempo falta para sua aposentadoria; veja


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui uma ferramenta que permite ao segurado verificar quanto tempo exatamente falta para a tão sonhada aposentadoria.


A Calculadora do INSS foi criada com o intuito de auxiliar o trabalhador depois que a Reforma da Previdência alterou as regras para se aposentar em 2019, tornando o cálculo um pouco mais complicado.

Na prática, as novas regras passaram a permitir que mulheres se aposentem com 62 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de contribuição, enquanto homens devem possuir ao menos 65 anos de idade e 20 de contribuição. Entretanto, para os trabalhadores que já contribuíam antes da aprovação da Reforma, existe um regime de transição com mudanças nas regras previstas para todos os anos, até 2031.

Leia também:  Novas regras: veja o que mudou no empréstimo consignado do INSS em 2025

As regras de transição foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício. Sendo assim, a cada ano, a idade mínima para requerer a aposentadoria deve aumentar seis meses em relação ao regime anterior. Em 2024, as mulheres devem ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade para se aposentar. Para os homens é preciso ter, pelo menos, 63 anos e 6 meses. Já o tempo mínimo de contribuição passou a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. 

Leia também:  Aposentadoria por Invalidez Permanente: veja quais doenças são aceitas pelo INSS em 2025

A regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade também mudou. A pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Como simular quanto tempo falta

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “O que você procura?” e escreva “Simular aposentadoria”;
  3. Abra a página e clique no botão verde “Iniciar”;
  4. Faça o login no Gov.Br e realize o cálculo informando seus dados pessoais
Compartilhe essa notícia: