Categorias
BRASIL

Caixa libera novo saque aniversário do FGTS; veja se você já pode retirar o dinheiro


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

A partir desta segunda-feira (1), um novo grupo foi liberado pela Caixa Econômica Federal a realizar o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário. É possível receber de 5% a 50% do total somado durante os anos trabalhados.


Quem foi autorizado a realizar o saque aniversário a partir desta semana são os nascidos em agosto, que poderão retirar o dinheiro até 31 de outubro. Também estão liberados para sacar o recurso os nascidos em junho e julho – nestes casos, entretanto, os prazos terminam antes.

Leia também:  Confira três bancos que oferecem empréstimo pessoal online na hora

Confira a seguir o calendário completo do saque aniversário do FGTS 2022:

Mês de aniversárioPeríodo para sacar
Janeiro03/01 a 31/03
Fevereiro01/02 a 29/04
Março02/03 a 31/05
Abril01/04 a 30/06
Maio02/05 a 29/07
Junho01/06 a 31/08
Julho01/07 a 30/09
Agosto01/08 a 31/10
Setembro01/09 a 30/11
Outubro03/10 a 30/12
Novembro01/11 a 31/01/2023
Dezembro01/12 à 28/02/2023

Qual a diferença entre saque aniversário e saque-rescisão?

  • Saque-Rescisão – sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS
  •  Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta
Leia também:  Calendário do PIS/Pasep 2025 é divulgado; veja datas de pagamento

Como aderir ao saque aniversário do FGTS?


A adesão à modalidade é opcional e quem não optar por ela permanecerá no saque-rescisão, que é o sistema padrão. A Caixa alerta que é importante conhecer as características de cada modalidade ao optar pelo saque aniversário.


Em caso de demissão, os trabalhadores que tiverem optado pelo saque aniversário sacar apenas o valor referente à multa rescisória. O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos saques aniversários futuros. Já os que permaneceram no saque rescisão terão direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.

Leia também:  MEI: saiba como fazer o novo cartão de crédito lançado pelo governo federal

Empréstimo Saque Aniversário FGTS

Os trabalhadores escolherem o saque aniversário do FGTS podem contratar empréstimo junto às instituições financeiras habilitadas, utilizando como garantia o valor a que fazem jus anualmente.

No aplicativo do FGTS, o trabalhador pode simular o valor máximo de empréstimo que pode ser contratado junto às instituições financeiras, tendo como garantia o saque aniversário.

A Caixa, por exemplo, possui uma linha de crédito que permite antecipar o valor de até cinco parcelas do saque aniversário às quais o cliente tem direito de sacar anualmente no mês do seu aniversário. A taxa de juros do empréstimo é de 1,49% ao mês. Saiba como solicitar.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Compartilhe essa notícia: