Categorias
BRASIL

Caixa libera novo saque aniversário do FGTS esta semana; veja quem recebe


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Na próxima quinta-feira (1), a Caixa Econômica Federal libera o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a um novo grupo de trabalhadores.


A liberação vai contemplar os nascidos em setembro, que terão três meses para movimentar o dinheiro, ou seja, até o fim de novembro. Atualmente, o saque aniversário do FGTS está liberado também para os nascidos em julho e agosto.

Calendário do saque aniversário do FGTS

Mês de aniversárioPeríodo para sacar
Janeiro03/01 a 31/03
Fevereiro01/02 a 29/04
Março02/03 a 31/05
Abril01/04 a 30/06
Maio02/05 a 29/07
Junho01/06 a 31/08
Julho01/07 a 30/09
Agosto01/08 a 31/10
Setembro01/09 a 30/11
Outubro03/10 a 30/12
Novembro01/11 a 31/01/2023
Dezembro01/12 à 28/02/2023

Sobre o saque aniversário do FGTS

O saque aniversário do FGTS permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do fundo de garantia, anualmente, no mês de seu aniversário.

Leia também:  'Cashback': famílias no CadÚnico receberão valor pago em impostos de volta

O valor do saque anual nessa modalidade é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, acrescida de uma parcela adicional.


A adesão ao saque aniversário é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque Rescisão. Confira abaixo a diferença entre cada modalidade:

  •  Saque Rescisão – sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.
  •  Saque Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.
Leia também:  INSS 2025: veja regras para dar entrada na aposentadoria por idade ou tempo de contribuição

O trabalhador que optar pelo saque aniversário do FGTS pode, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade saque rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada. Porém, a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.

Vale lembrar que, optando pelo saque aniversário do FGTS, em caso de demissão o trabalhador poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória. O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos saques aniversários futuros. Já o trabalhador que optar pelo saque rescisão do FGTS, quando demitido, terá direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória.

Leia também:  Empréstimo Bolsa Família: programa do governo libera crédito de até R$ 21 mil

Como aderir ao Saque Aniversário do FGTS

  1. Acesse o aplicativo do FGTS, com login e senha;
  2. Clique na opção saque aniversário e depois em ‘modalidade saque-aniversário;
  3. Depois clique em ‘Optar pelo Saque-Aniversário’;
  4. Será gerado um termo em que o usuário deve concordar para dar prosseguimento;
  5. Após cumpridas todas as etapas, a modalidade de saque do trabalhador será alterada

Para maiores informações sobre saque aniversário do FGTS os trabalhadores poderão entrar em contato com os canais oficiais da Caixa Econômica Federal através dos telefones 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 104 0 104 para as demais regiões.

Também é possível obter informações e realizar consultas através dos aplicativos da Caixa Econômica, Caixa FGTS, através do site ou presencialmente em uma agência.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Compartilhe essa notícia: