Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), realizou uma publicação nas redes sociais, nesta sexta-feira (23), com o objetivo de descredibilizar uma pesquisa eleitoral realizada na cidade para avaliar as intenções de voto para o cargo de chefe do executivo nas Eleições 2024.
Na publicação, Caio Cunha aponta que a pesquisa foi manipulada e realizada de forma tendenciosa, com a intenção de beneficiar a candidata Mara Bertaiolli (PL).
A última pesquisa publicada, feita pelo Instituto Opinião entre os dias 10 e 11 de agosto, mostra Mara Bertaiolli à frente na disputa a prefeita nas Eleições Mogi das Cruzes 2024, com 35,3% das intenções de voto. Na sequência aparecem Caio Cunha, com 22,8%; Rodrigo Valverde (PT), com 14,8%; Professora Sheila Mantovanni (Mobiliza), com 3,3%; e Dr. José Roberto (PRTB), com 0,8%. Nulos ou brancos foram 8,3%, enquanto 6,5% disseram que não sabem e 8,5% não quiseram opinar.
O vídeo publicado pelo prefeito traz o áudio de uma suposta conversa entre a pesquisadora e um entrevistado, que faria parte da equipe de Caio. Na conversa, a suposta pesquisadora diz que Rodrigo Valverde (PT) é apoiado pelo presidente Lula, que Mara Bertaiolli é apoiada por Marco Bertaiolli, e que Caio Cunha é apoiado por Renata Abreu, presidente nacional do Podemos. Vale lembrar que, na posição de conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), Marco Bertaiolli não pode apoiar nenhum candidato.
Na sequência, a suposta pesquisadora pede para que o entrevistado responda se concorda ou discorda das seguintes frases: “Caio Cunha é arrogante e não ouve as pessoas da cidade”, “Mara Bertaiolli pode dar continuidade ao governo do Marco”, “Mogi nunca teve uma prefeita mulher e está na hora de eleger uma”, “Com a experiência que teve no Fundo Social da cidade, Mara Bertaiolli sabe como pode ajudar a população de Mogi” e “Caio Cunha gosta de aparecer nas redes sociais e internet”.
“Essa é a estratégia deles. Ao invés de apresentar proposta, discutir a cidade, comparar resultados, eles preferem investir um esforço contínuo para desgastar a minha imagem e da nossa gestão, manipulando as informações”, disse o atual prefeito de Mogi das Cruzes ao final da publicação.
Diante da denúncia, a reportagem entrou em contato com o Instituto Opinião para obter um posicionamento, porém, até o momento, não obteve resposta.