Categorias
MOGI DAS CRUZES

Caio Cunha diz que Maternidade Municipal não foi inaugurada por falta de recursos e demanda

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (13), nas redes sociais, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, afirmou que a Maternidade Municipal construída em Braz Cubas ainda não foi inaugurada por falta de recursos financeiros para colocá-la em operação. Segundo ele, também não há demanda de partos que justifique a abertura de mais vagas na cidade.


Na opinião do prefeito, o equipamento de saúde, que começou a ser construído ainda durante a gestão do ex-prefeito Marcus Melo, foi mal planejado. “Construir o prédio é uma das coisas mais fáceis de todo esse processo. Você faz um empréstimo e começa a construir. O mais oneroso, de fato, é a manutenção, é fazer a operação funcionar”, diz ele no vídeo, acrescentando que seriam preciso R$ 6 milhões por mês para custear as atividades do equipamento de saúde.

De acordo com o prefeito, apesar de a especialidade de obstetrícia não ser uma responsabilidade do município e sim do estado, existe atualmente um convênio com a Santa Casa de Mogi das Cruzes que permite a realização de até 450 partos por mês. “Durante todo este tempo que eu estou como prefeito, não chegou nem perto deste número. A média é de aproximadamente 320 partos, ou seja, sobra a possibilidade de realização de partos na nossa cidade”, afirmou ele.


Caio Cunha encerra o vídeo afirmando que existem duas possibilidades para a abertura da Maternidade Municipal: transferir o convênio da Santa Casa para o novo equipamento ou o governo federal e estadual custearem toda a operação. “Desde o início do nosso mandato a gente tem articulado, tanto com o Ministério da Saúde, em Brasília, como com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo”, afirmou ele.


“O prédio está pronto. Foi feito sem planejamento? Foi. O prejuízo dele ficar fechado é grande, mas o maior prejuízo é assumir um custo que não é de Mogi das Cruzes”, diz Caio Cunha, concluindo em seguida: “Estamos trabalhando muito para que em breve a gente possa inaugurar essa Maternidade com responsabilidade”.

O prédio da Maternidade começou a ser construído em novembro de 2019 e está pronto desde abril de 2022. Atualmente, ele abriga o Pró Mulher e o Banco de Leite de Mogi das Cruzes.

O equipamento público, que leva o nome do Prefeito Manoel Bezerra de Melo, foi construído na Rua Francisco Afonso de Melo, no distrito de Braz Cubas, mais especificamente no terreno que abrigou o antigo fórum distrital. O prédio conta com oito mil metros quadrados de área total, sete pavimentos e um investimento de R$ 35 milhões.

Compartilhe essa notícia: