Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi cadastra interessados em acolher crianças vítimas de abuso ou maus tratos



A Prefeitura de Mogi das Cruzes está cadastrando, através do Programa Família Acolhedora, interessados em acolher crianças (0 a 12 anos), adolescentes (de 12 a 18 anos) e, em alguns casos, jovens (de 18 a 21 anos de idade), de ambos os sexos que tenham sido vítimas de abuso ou maus tratos e que estejam afastadas temporariamente do convívio com sua família de origem por meio de medida de proteção.



O objetivo do projeto, que foi lançado em Mogi das Cruzes no ano passado mas já é uma iniciativa consolidada em vários municípios brasileiros, é encaminhar crianças e adolescentes a lares onde elas possam receber carinho e afeto familiar, até que suas situações sejam resolvidas judicialmente, assegurando às crianças e adolescentes que necessitam de proteção uma modalidade de acolhimento que permite a preservação da singularidade e o respeito ao direito à convivência em ambiente familiar e comunitário.



Para se candidatar é preciso seguir alguns requisitos impostos pela Prefeitura de Mogi. São eles:



  • Residir no município de Mogi das Cruzes por, no mínimo, 01 (um) ano;
  • Ter 21 anos ou mais;
  • Não estar no Cadastro Nacional de Adoção;
  • Não ter antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico ou dependência química;
  • Ter disponibilidade de tempo para os cuidados com a criança ou adolescente e para o acompanhamento obrigatório ofertado pela equipe do Serviço

Cada família pode acolher uma criança ou adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, crianças com vínculo afetivo ou algum grau de parentesco.



As famílias escolhidas serão capacitadas para o atendimento, contando com acompanhamento multiprofissional (psicóloga, assistente social, pedagoga, agente social), além de receberem uma bolsa-auxílio no valor de um salário-mínimo ou um salário-mínimo e meio, no caso de criança ou adolescente com necessidade especial.

Para se inscrever, basta se cadastrar na página do Programa Família Acolhedora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 97582-3124.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Uma resposta em “Prefeitura de Mogi cadastra interessados em acolher crianças vítimas de abuso ou maus tratos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *