Categorias
BRASIL

Cad Único: saiba como realizar o cadastro e ter direito ao Bolsa Família em 2024


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O principal requisito para quem deseja receber o Bolsa Família, programa de renda básica do governo federal, é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).


O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.  

Além do Bolsa Família, a inscrição no CadÚnico dá acesso a uma série de outros benefícios, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Pé de Meia, o Auxílio Gás, o BPC e imóveis com 100% de subsídio por meio do Minha Casa Minha Vida.


Vale ressaltar, entretanto, que, embora seja necessária, a inscrição no Cadastro Único, por si só, não garante a entrada imediata da família no Bolsa Família. Uma vez inscrita no CadÚnico, a família deve aguardar a inclusão por parte do governo federal. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, todos os meses, é feita uma triagem para eleger novas famílias aptas a receber o benefício.

Quem pode se inscrever no CadÚnico


Podem ser inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 706; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l, ou seja, R$ 4.236.

Como fazer a inscrição no Cadastro Único

O cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora. O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

Como atualizar os dados

Não basta fazer o cadastro no CadÚnico, para receber os benefícios é preciso manter os dados da sua família atualizados. Se sua família mudou de endereço, as crianças mudaram de escola, vieram pessoas novas morar na casa, alguém mudou de emprego ou perdeu o trabalho, a pessoa responsável pela família precisa ir ao local de atendimento* para atualizar o cadastro.

As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site https://cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.

Compartilhe essa notícia: