Dois jovens talentos do Bunkyo Mogi Beisebol foram chamados para integrar a equipe nacional que representará o Brasil no 43º Campeonato Mundial Infantil de Beisebol Nanshiki Sub-12 – 2025, previsto para acontecer entre os dias 25 e 28 de julho, em Edogawa, no Japão. Emerson Mukotaka e Henry Marchetti foram os nomes escolhidos para compor a delegação brasileira.
A primeira apresentação oficial dos convocados, juntamente com o treino inaugural da equipe brasileira, será realizada neste sábado (26), às 7h, na cidade de Santana do Parnaíba, em São Paulo.
Com menos de 12 anos de idade, Emerson e Henry atuam como arremessadores e jogadores de defesa interna pelo time mogiano. Ambos são filhos de ex-atletas da modalidade: Walter Mukotaka e Paulo Marchetti. Ao lado de Eliana Sumiya e Juliana Reis, os pais sempre incentivaram o envolvimento dos filhos com o esporte, tratando-o como parte essencial da formação pessoal e educacional. Desde 2022, os quatro atuam como treinadores do Bunkyo Mogi Beisebol.
Além dos representantes de Mogi das Cruzes, a seleção contará com atletas de outras localidades como Campinas, Cotia, Curitiba, Marília, Maringá, Presidente Prudente e Santana do Parnaíba. A comissão técnica será liderada pelo treinador Erico Morita, tendo como assistentes Vagner Nackachima e Wilson Nakata. A chefia da delegação ficará a cargo de Ricardo Iguchi.
Essa é a terceira edição consecutiva do torneio em que a cidade de Mogi das Cruzes marca presença entre os convocados para o mundial no Japão. A competição traz lembranças especiais ao município, que celebra a histórica conquista do título mundial em 1990. Na ocasião, o Brasil foi campeão sob a liderança do técnico mogiano Sensei Mitiaki Yamamoto, com destaque para o jogador Fernando Sato.
Juliano Abe, gerente geral do Bunkyo Mogi Beisebol, comentou sobre a emoção da convocação: “É óbvio que todo atleta selecionado é merecedor da convocação, mas sentíamos que a seleção tinha como obrigação convocar o Emerson e o Henry. Esses dois tinham que representar o Brasil! Digo isso não pelo fato de serem do Mogi Beisebol, mas pela grande qualidade técnica de ambos, pela dedicação nos treinos, pelo esforço e empenho de seus pais, e por eles representarem na essência, aquilo que o nosso Diretor-Presidente, Sadao Isuyama, prega: eles personificam o verdadeiro espírito do jogador de beisebol (dedicação, resiliência, altruísmo, companheirismo e estratégia). Torço muito para que outras crianças e famílias possam compartilhar dessa alegria que hoje toma conta da família do Mogi Beisebol e que esses dois continuem sendo o exemplo para crianças e adultos.”
Sadao Isuyama, presidente da associação, ressalta a importância do reconhecimento: “Esperamos que resultados como esse possam dar maior confiança às empresas parceiras, aos patrocinadores, aos amigos do Mogi Beisebol para que continuem investindo no esporte e na transformação de uma sociedade através de uma ferramenta tão eficaz como é o beisebol.”
O Bunkyo Mogi Beisebol conta com apoio institucional da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Governo de SP. A equipe também recebe suporte direto de empresas locais.