A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) iniciou, na noite de terça-feira (10), sua série de encontros com os candidatos a prefeito nas Eleições Mogi das Cruzes 2024 para conhecer as propostas deles voltadas ao comércio.
O primeiro candidato a participar foi Rodrigo Valverde (PT), que esteve acompanhado de sua candidata a vice-prefeita, Jane Gondim (PDT). Na ocasião, Valverde assinou uma carta-compromisso com os associados se comprometendo a promover (totalmente ou parcialmente) dez mudanças que foram elencadas pelos empreendedores.
O primeiro item da carta é o fortalecimento do comércio nos bairros. Valverde e Jane disseram que pretendem fortalecer os distritos de Mogi criando, inclusive, mais um deles: o do Itapeti. O prefeiturável salientou que pretende fazer festas culturais descentralizadas e, com isso, fomentar o turismo e, consequentemente, os lojistas destes locais.
Com relação à fiscalização de ambulantes no centro de Mogi, o petista salientou que pretende evitar o que chamou de “concorrência desleal” entre o vendedor de rua e os que possuem lojas físicas, pagam impostos e encargos trabalhistas. “Vamos tirar o vendedor ambulante da frente da loja oficialmente estabelecida, mas não vamos desampará-lo. Pretendemos colocá-lo em outro local para que este possa, também, viver de seu trabalho”, afirmou.
Outro assunto importante no encontro que a ACMC promoveu foi a redução do Imposto Sobre Serviço (ISS) municipal de Mogi. Quanto a isso, Jane e Valverde não prometeram baixar valores, mas sim fazer estudos e equiparar o ISS do município à média regional, caso essa discrepância seja percebida.
Os candidatos também falaram de segurança pública, fortalecimento de empreendimentos dirigidos por mulheres e revitalização do Centro. Outro ponto importante foi a ampliação das vagas de estacionamento na área central. Valverde acredita que ainda seja necessário estudar o assunto, mas já adiantou que uma ideia que lhe agrada é a criação de bolsões de estacionamento ao redor do centro histórico e a implantação de veículos leves, como bondinhos, para o transporte dos consumidores até as lojas.
Por fim, os candidatos se comprometeram a realizar, caso sejam eleitos, o parcelamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), solicitação dos associados.
“Já é uma tradição da Associação Comercial receber os candidatos. E esta primeira rodada de conversas é importante para que nossos associados saibam os planos de todos eles, não só para o comércio, bem como para a Cidade em geral, além, é claro, de se comprometerem com nossas demandas específicas”, afirmou a presidente da entidade, Fádua Sleiman.
Nesta quinta-feira (12) será a vez do candidato à reeleição, Caio Cunha (Podemos), e seu vice, Joel Chen, do mesmo partido, participarem do encontro na ACMC.
As reuniões são abertas para todos os empresários associados da ACMC, e quem não for associado poderá ir acompanhado de um membro da instituição. Para participar, é preciso se inscrever por meio do WhatsApp (11) 9 6396-2143.
A ACMC está localizada na Rua Barão de Jaceguai, 674 – no Centro de Mogi das Cruzes.