O Bolsa Empreendedor é um benefício integrante do Bolsa do Povo e criado pelo Governo de SP para auxiliar a ação empreendedora entre os grupos mais afetados no período da pandemia. Ao todo, foram abertas 130 mil vagas.
O programa oferece bolsa-auxílio de R$ 1.000, dividida em duas parcelas de R$ 500, curso de empreendedorismo do Sebrae com fundamentos de negócio para criar ou fortalecer seu empreendimento e orientações sobre formalização via MEI, que garante acesso a direitos como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.
O pagamento é realizado no dia 20 de cada mês, até 60 dias após a conclusão do curso. Ele será feito por meio de cartão, que ao ser recebido pelo beneficiário deverá ser desbloqueado no portal Bolsa do Povo, através de ligação gratuita para a Central de Atendimento no 0800 7979 800 ou ainda nos totens dos postos Poupatempo.
Após dois dias úteis da solicitação do desbloqueio, o beneficiário poderá realizar o saque do benefício em caixa eletrônico do Banco do Brasil ou utilizar o cartão na função débito nos estabelecimentos comerciais.
Quem pode se inscrever
A iniciativa é aberta a todos os desempregados ou informais, mas a prioridade é para pessoas com baixa renda, mulheres, jovens (18-35 anos), pretas(os), pardas(os), indígenas ou PCD. Além disso, é preciso ser alfabetizado, maior de 18 anos e morador do estado de São Paulo.
Como fazer o cadastro
As inscrições para o Bolsa Empreendedor começaram no último mês de março e serão encerradas em outubro. O cadastro deve ser realizado por meio do site do Bolsa do Povo.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram