No próximo dia 29 acontece, em todo o país, a Black Friday – evento que surgiu nos Estados Unidos e inaugura a temporada de compras natalícias com promoções significativas. A expectativa da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) é que a data traga um aumento de 4% nas vendas, gerando um faturamento de R$ 13,5 bilhões em nível nacional.
Como muitos consumidores devem aproveitar a data para antecipar as compras de Natal, a dica da ACMC para os comerciantes é se preparar com promoções e condições especiais de pagamento. “A cada ano mais lojas aderem à Black Friday e a data pode realmente trazer bons resultados, mas para isso é fundamental que os lojistas pratiquem o que a data propõe, que são mercadorias com descontos reais atrativos e facilidades no pagamento”, diz a vice-presidente da associação, Fádua Sleiman, completando que, pela primeira vez, este ano o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico.
Além dos tradicionais eletrônicos, eletrodomésticos e móveis – produtos de maior valor -, cada vez mais outros produtos e serviços têm conquistado os clientes, desde bebidas até consultas médicas.
“É importante o lojista separar as mercadorias que são atrativas e que cabem descontos especiais, fazer divulgações eletrônicas e físicas das promoções e também pensar nas possibilidades de pagamento que atendem aos clientes sem comprometer o fluxo de caixa”, afirma a vice-presidente da ACMC.
Outra característica da versão nacional da Black Friday é o período de liquidações. Os consumidores brasileiros cada vez mais valorizam as lojas que estendem as promoções para a semana inteira.
“É tudo uma questão de oportunidade. Quem tem condições de oferecer descontos, ainda que num dia só, deve aproveitar para conquistar a credibilidade dos seus clientes e ampliar a freguesia”, conclui Fádua.