Um bicho-preguiça encontrado em uma via pública de Mogi das Cruzes foi resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e devolvido à natureza após passar por avaliação veterinária. A soltura ocorreu no Parque Natural Municipal Francisco Veríssimo – Chiquinho Veríssimo, em parceria com a Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente.
O animal foi localizado enquanto transitava pela calçada da Rua Teodoro Ferreira Gomes, na região do Jardim Maricá. Um morador acionou a Prefeitura pelos canais oficiais e uma equipe foi enviada ao local para realizar a contenção e o transporte.
Segundo a administração municipal, havia inicialmente a suspeita de que o bicho-preguiça estivesse com ferimentos nas patas. Após avaliação clínica, no entanto, os profissionais constataram que o animal apresentava bom estado nutricional, comportamento considerado normal, ausência de lesões e condições físicas adequadas para retornar ao ambiente natural.
Com a liberação dos veterinários, o animal foi levado para uma área de mata preservada do Parque Chiquinho Veríssimo, onde foi solto no mesmo dia.
O diretor da Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes, veterinário Jefferson Leite, orientou que moradores acionem profissionais especializados ao encontrarem animais silvestres em áreas urbanas. “Cada chamada que recebemos representa uma chance de proteger não apenas o animal, mas também as pessoas. A convivência com a fauna exige respeito e atenção, por isso, o melhor a fazer é sempre acionar as equipes especializadas, que têm o preparo e os equipamentos adequados para cada situação”, afirmou.
A secretária municipal do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare, também destacou a utilização de áreas preservadas para a soltura de animais resgatados. “Trata-se de uma reserva ambiental protegida e que cumpre uma série de funções, entre elas a de receber animais, sempre com a supervisão de profissionais veterinários”, disse.
A Prefeitura alerta que a população não deve tentar capturar ou conter animais silvestres por conta própria. No caso das preguiças, apesar dos movimentos lentos, as unhas grandes e a força do animal podem provocar ferimentos caso haja manipulação inadequada.
Ao encontrar um animal silvestre em área urbana, os moradores podem entrar em contato com o CCZ pelos telefones (11) 4798-6785 e 4798-6917. Outra opção é acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias