A partir desta quinta-feira (2), os pais e responsáveis de pessoas com TEA poderão realizar agendamento para triagem na nova Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista de Mogi das Cruzes, localizada no Rodeio.
O evento de inauguração do espaço aconteceu no último sábado, entretanto, de acordo com a secretária municipal de educação, Marilu Beranger, o atendimento telefônico na unidade começa hoje.
“A partir do dia 2 de maio, vocês já podem ligar para agendar a triagem, se tiver laudo. Esse mesmo número é WhatsApp e recebe ligação: 4798-7461”, disse a secretária.
A unidade é dedicada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista que residem em Mogi das Cruzes. Terão prioridade aqueles que estão matriculados nas Escolas Municipais e Creches Subvencionadas, nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, além daqueles acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP).
“Por ser custeado pela Secretaria Municipal de Educação, a gente tem que priorizar os nossos alunos da rede municipal de ensino, mas este espaço é para todos os indivíduos autistas, sejam crianças, adolescentes, jovens ou adultos”, afirmou o prefeito Caio Cunha.
A previsão da Prefeitura de Mogi das Cruzes é que a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista realize aproximadamente 1,3 mil atendimentos por mês.
O prédio conta com duas salas destinadas à Terapia Ocupacional, duas para Fisioterapia, quatro para Psicologia, sete para Fonoaudiologia, três para recursos/supervisão, cinco consultórios médicos (neurologista e psiquiatra), uma sala destinada à enfermagem, uma reservada para reuniões voltadas ao treinamento parental, um espaço dedicado aos pais, outro para vivências, uma sala multidisciplinar, duas para a equipe diretiva e mais duas exclusivas para a educação especial personalizada.
A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista leva o nome da professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, que contribuiu para a educação especial e inclusiva em Mogi das Cruzes ao longo de 20 anos de dedicação na rede municipal de ensino. Falecida em 25 de novembro de 2021, Neuraide foi professora, atuou como diretora da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) e supervisionou escolas e creches.