A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) espera que as vendas para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, apresentam um aumento de 8% este ano, em comparação com 2023.
Historicamente, essa data é uma das mais importantes do calendário varejista, especialmente em setores como brinquedos e roupas. “Embora ainda não tenhamos recuperado as vendas de 2019 [um ano antes da pandemia], esta data se tornou importante para o calendário do comércio. Brinquedos e roupas são categorias que sempre atraem atenção especial, mas o lazer tem crescido muito nestes últimos anos”, diz a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Para atender a essa demanda, os lojistas estão investindo em estoques diversificados, vitrines mais atrativas e também na extensão do horário de funcionamento do comércio, estratégia que visa oferecer mais comodidade aos pais. “Os lojistas preparam promoções, decoram as vitrines e reforçam a capacitação nas vendas. No sábado, dia 12, algumas lojas do Centro vão expandir seu horário, e, apesar de ser um dia de feriado [Dia de Nossa Senhora Aparecida], muitas lojas abrem até às 16 horas. Os comerciantes são livres para decidir”, afirmou Fádua.
A presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes disse, ainda, que os comerciantes também já estão se programando para as vendas de outras duas datas relevantes para o comércio da cidade: a Black Friday, campanha de vendas que começa na semana do dia 29 de novembro, e o Natal, celebrado no dia 25 de dezembro.
“Logo após o Dia das Crianças, os lojistas começam a se preparar para a Black Friday, que se tornou um verdadeiro fenômeno no Brasil, com descontos em produtos de todos os tipos. O Natal, por sua vez, é a culminação de todo esse ciclo de vendas. Após o Dia das Crianças e a Black Friday, as lojas intensificam suas campanhas natalinas, focando na magia da data. As crianças, que foram o foco das vendas em outubro, continuam a ser uma prioridade, mas agora a oferta se amplia para incluir presentes para toda a família”, finaliza Fádua Sleiman.