Categorias
CULTURA

Artista mogiano recebe prêmio de quadrinhos no Japão


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A HQ ‘A Sereia da Floresta’, do autor mogiano Hiro Kawahara, venceu o prêmio de ouro do 18º International Manga Award, concurso promovido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão. A cerimônia de entrega acontecerá em Tóquio, no mês de março.


O quadrinho conta a história de uma sereia que faz um pacto para sobreviver em um outro mundo e em outro corpo. Ela ressurge em uma floresta europeia, durante a Idade Média, onde encontra uma médica e alquimista persa. Juntas, elas tentam se adaptar a essa nova realidade, ao mesmo tempo em que a Grande Peste e a Inquisição assolam o mundo ao redor delas.


Em sua 18ª edição, o concurso recebeu 716 inscrições de 95 países e selecionou 15 obras, sendo uma com o prêmio de ouro, três de prata e onze de bronze. Na lista de premiados, o brasileiro Cassio Ribeiro também ganhou destaque com a HQ ‘Última Chamada para Deixar a Terra’, com o prêmio de bronze.


Essa á a primeira vez que uma obra brasileira recebe o prêmio máximo do concurso. Até então, o Brasil já tinha sido agraciado com o prêmio de prata com a obra Ye (Guilherme Petreca), e o prêmio de bronze com Romaria (Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho), Amarelo Seletivo (Ricardo Tayra e Talessak), Reward (Okagawa Kenji), Fujie and Mikito (Yuri Andrey e Marcelo Costa), Ritos de Passagem (Lucas Marques), Pequena Loja de Horrores (Rafaella Ryon) e Holy Avenger (Érica Awano e Marcelo Cassaro).

Hiro Kawahara


Hiro Kawahara quase foi biólogo, mas decidiu se tornar ilustrador, quadrinista e professor de desenho. Ele criou e ilustrou as lâminas de bandeja do McDonald’s por 27 anos. Em 2015 tornou-se autor de quadrinhos. Produziu ‘Maravilhoso’ (2015), ‘Yowiya’ (2016), ‘Parzifal’ (2017, vencedor do Prêmio Cátedra Unesco de Literatura Juvenil), ‘Últimos Deuses’ (2018, com roteiro de Eric Peleias), ‘Astolat’ (2019, o prelúdio de ‘Parzifal’), e ‘Miwa’ (2023).

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile