Categorias
BRASIL

Aposentadoria por idade: veja como simular quanto tempo falta para você se aposentar



A aposentadoria por idade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um sonho de muitos trabalhadores, que esperam pelo dia em que não precisarão mais trabalhar e, ainda assim, contarão com uma renda para sobreviver.



Desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor no Brasil, em 2019, as regras para se aposentar por idade mudaram e algumas pessoas ainda têm dificuldades de entender quanto tempo falta para a tão esperada aposentadoria.



Com o objetivo de auxiliar os contribuintes nesta questão, o INSS lançou um simulador que permite aos brasileiros descobrir quantos anos ainda será preciso trabalhar antes de se aposentar.



A regra atual exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição. 



Vale ressaltar que essas regras são válidas para grande parte dos trabalhadores. Algumas categorias, como professores, trabalhadores rurais e pessoas com deficiência, podem ter regras diferentes.

Regras de Transição

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da Reforma da Previdência – em novembro de 2019 – foi criado um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. 

De acordo com as regras de transição, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. Em 2024, as mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade. Para os homens, a idade mínima é de 63 anos e 6 meses. Já o tempo mínimo de contribuição passou a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. 

A regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade também mudou. A pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Como calcular o valor da aposentadoria

O cálculo do valor da aposentadoria é feito com a média de todos os salários de contribuição, a partir de julho de 1994. O trabalhador receberá 60% dessa média com o acréscimo de 2% por ano que exceder 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres e 20 anos de tempo de contribuição para os homens. Para realizar o cálculo, será preciso do auxílio de um contador ou advogado previdenciário.

Como simular quanto tempo falta para se aposentar

No aplicativo ou site Meu INSS, a opção “Simular Aposentadoria” permite calcular seu tempo de contribuição e simular o valor de sua aposentadoria. É possível saber quantas contribuições faltam para ter direito, ou quanto tempo falta para as idades mínimas, em sete cálculos diferentes de acesso à aposentadoria por idade ou à aposentadoria por tempo de contribuição. Confira o passo a passo a seguir.

Simulação no computador

  1. Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;
  2. Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”
  3. Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor

Simulação no celular

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
  2. Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma
  3. Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”
  4. Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor
  5. Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita)
Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: