A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira (27) a suspensão de todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. O produto substitui a linha Total 12 da marca e teve sua comercialização interrompida de maneira preventiva e temporária, visando resguardar a saúde dos consumidores.
A medida terá validade de 90 dias, período em que serão conduzidas investigações sobre os eventos adversos relatados. Apesar da suspensão, não há determinação para recolhimento do produto, que deve ser mantido separado e fora de circulação para consumo.
A resolução recomenda a interrupção do uso e da comercialização até que sua segurança seja comprovada. Uma das hipóteses analisadas é que a presença do fluoreto de estanho na fórmula possa estar relacionada aos sintomas reportados, entre eles:
- Lesões na boca;
- Sensibilidade dolorosa;
- Sensasão de queimação ou ardência;
- Inflamação gengival;
- Inchaço nos lábios.
“Estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional”, declarou a Anvisa.
Recomendações
Os consumidores que possuírem o produto com a embalagem secundária devem verificar no rótulo o número do processo na Anvisa: 25351.159395/2024-82. Caso tenham apenas a bisnaga, é necessário conferir se na composição está presente o “fluoreto estanoso”.
A Anvisa orienta que qualquer pessoa que tenha apresentado reações adversas relacionadas ao uso do produto deve comunicar imediatamente o órgão através dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.
A Agência Brasil informou que tentou contato com a Colgate para esclarecimentos, mas não obteve retorno. Até o fechamento desta reportagem, a empresa também não se manifestou em suas redes sociais. O espaço está aberto para futuras manifestações.
O Procon-SP notificou a companhia solicitando esclarecimentos sobre as providências adotadas diante da suspensão. O órgão de defesa do consumidor questiona a empresa sobre como os consumidores podem identificar os produtos suspensos, quais lotes estão envolvidos e quais orientações devem ser seguidas.
*com informações da Agência Brasil