Categorias
ALTO TIETÊ

Após denúncia, GCM de Ferraz de Vasconcelos resgata 16 animais vítimas de maus-tratos

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Na manhã desta quarta-feira (19), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos resgatou 16 animais domésticos vítimas de maus-tratos no bairro da Vila Margarida.


A ação contou com a participação das secretarias de Segurança Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, bem como o Centro de Zoonoses, Vigilância Sanitária e a veterinária da Clínica Veterinária Municipal Ferrazense.

De acordo com a Prefeitura, a guarda recebeu uma denúncia anônima de que vários animais estavam há dias trancados em uma casa sem qualquer assistência de limpeza, alimentação e água. Após constatado o crime, o local foi preservado por uma viatura até a chegada das autoridades e pastas responsáveis. A proprietária do imóvel não foi encontrada para as devidas averiguações.

Leia também:  Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos tem vagas para estágio em direito e administração

Ao todo, 16 animais – 15 cães e um gato – foram resgatados do local, onde havia, ainda, um cachorro sem vida e já em estado de decomposição, informou a Prefeitura, acrescentando que o local estava sujo e impróprio para criação.


Alguns animais estavam desnutridos, outros machucados, com ectoparasitas e doenças contagiosas como sarna e esporotricose (doença transmitida de animais para humanos). Após verificação do estado de saúde dos mesmos, pela veterinária que foi até o local, todos os pets foram resgatados e conduzidos para a Clínica Veterinária Municipal Ferrazense, onde receberam atendimento e manobras necessárias para preservação da vida.

Leia também:  Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM têm mudanças programadas para este fim de semana

É crime abandonar animal doméstico (Lei Federal n° 9.605/98). Se o ato resultar na morte do animal, há aplicação de multa e pena de detenção de até cinco anos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: