Categorias
MOGI DAS CRUZES

Aplicativo de transporte para crianças revolta motoristas de vans escolares em Mogi



Um novo aplicativo que surgiu em Mogi das Cruzes em janeiro está causando polêmica entre os motoristas de vans escolares da região. Isto porque, segundo eles, ao se propor a levar e buscar crianças e adolescentes à escola, a novidade está invadindo a seara dos transportadores.



O Kar4kids, aplicativo responsável pelo atrito que remete aos tempos da richa entre Uber e taxistas, teve origem dentro do Polo Digital de Mogi das Cruzes, espaço idealizado para conectar empreendedores e incentivar pessoas a criarem empresas que possam impactar de maneira positiva o Brasil e o mundo.



Em sua página na internet, o aplicativo diz que valoriza e incentiva o desenvolvimento das crianças em diversas atividades extracurriculares e que a equipe é formada exclusivamente por mães, com veículos equipados para atender todas as necessidades das crianças e adolescentes.



Motoristas da Kar4kids (Foto: Divulgação)

Os motoristas de transporte escolar, por sua vez, reclamam que precisam estar com uma série de documentos em dia para conduzirem as vans escolares, que também devem ser devidamente identificadas, conforme a legislação vigente no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo eles, a fiscalização é obrigatória, pungente e realizada a cada seis meses.



“Com todos os requisitos necessários, além do cadastro obrigatório junto à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, e todas as taxas e impostos devidamente recolhidos, os profissionais se espantaram, quando uma nova atividade de transporte surgiu no município, se apresentando como uma novidade, quando, na verdade, está realizando o trabalho de forma ilícita, sem os devidos recolhimentos de taxas e impostos, tanto pela prefeitura, quanto pelo Código de Trânsito Brasileiro”, afirmam os motoristas.

Em nota enviada ao Notícias de Mogi, os transportadores disseram, ainda, que a proposta inicial do aplicativo é louvável, “para que funcione apenas com motoristas mulheres, as chamadas ‘mãetoristas’, e que atendam a chamadas para eventos extracurriculares, em períodos esporádicos, como levar a aulas de natação, caratê, jazz e balé, por exemplo”. Entretanto, eles completam alegando que, ao firmar contratos mensais para buscar e levar as crianças à escola, o aplicativo fere as normas do Código de Trânsito Brasileiro e as leis vigentes no município de Mogi das Cruzes sobre este tipo de transporte.

Procurado pela reportagem, Danilo Issamu Moniwa, criador do Kar4kids, alega que o aplicativo não se enquadra no decreto de transporte coletivo escolar e que, após diversas reuniões, a Prefeitura de Mogi das Cruzes teria manifestado a mesma opinião. “Eles [motoristas] querem que a gente se adeque às realidade das vans, só que a nossa posição e da Prefeitura é que a gente deve se adequar a uma plataforma de transporte individual. Já existe uma legislação aprovada no município para isso. É essa que a gente segue”, disse Danilo.

O prefeito Marcus Melo em reunião com representantes da Kar4kids (Foto: Divulgação)

O empreendedor define o serviço como “um carro particular que leva uma criança”.” Não é escolar”, garante ele, completando em seguida: “A maior parte dos trajetos são para aulas de inglês, natação e, algumas vezes, para a escola. O decreto é para transporte coletivo escolar. Nós não somos coletivo e não somos escolar. Então eles [Prefeitura] entenderam que nós temos que seguir a lei do Uber mesmo”.

Danilo conta, ainda, que a empresa está em processo de credenciamento. “Já entregamos toda a documentação, agora falta a a Prefeitura processar e dar nossa liberação de aplicativo”, afirma ele.

“É um exemplo de empreendedorismo e inovação. Além de se tratar de um serviço de altíssima responsabilidade, pois trata-se do transporte do maior bem que uma pessoa pode ter: os filhos”, disse o prefeito Marcus Melo após reunião com os representantes da empresa.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

9 respostas em “Aplicativo de transporte para crianças revolta motoristas de vans escolares em Mogi”

Então fazer transporte escolar de vez enquando pode?
Infringir a lei de vez enquando está tudo, ok?
Fazer contrato anual tbm está, ok?
Transportar mais de uma crianças já é coletivo.
Engraçado que não tem nenhuma fala dos transportadores nesta matéria, né? Apenas do aplicativo..
Bacana!!!!
Cada dia que passa vejo que só quem tem dinheiro tem direito.
Coitado dos transportadores escolar .

Acho engraçado essa “REVOLTA” por parte dos transportadores escolares. Fiquei desde setembro do ano passado buscando VANs que faziam o transporte de um bairro para o outro e não encontrei ninguém na lista oficial da prefeitura para fazer o trajeto. Nem entre os grupos dos próprios prestadores de serviço tinha essa disponibilidade. Se você não faz, tem quem faça e não se queixe que outro faça, pois isso é ganância. E quem se preocupa em ser ganancioso não irá se preocupar na segurança dos meus filhos. Chegaram a me indicar duas VANs, onde uma deixaria meu filho em uma escola para fazer “baldeação” com outra VAN que faria o trajeto. Agora, quem presta este tipo de serviço está se preocupando a qualidade do serviço prestado? Creio que não. Esse tipo de inovação ao meu ver só liberta as pessoas de maus prestadores de serviço e para aqueles que trabalham corretamente, só tem a ganhar pois já são reconhecidos pelo bom trabalho que executam. Parabéns pela iniciativa, se existe essa solução é por que alguém precisou e não tinha.

Há muito espaço para crescerem juntos, tanto as vans quanto a Car4Kids. É muito comum ver mães na porta de escolas reclamarem que não há vans para atenderem o trajeto da casa delas até a escola.
Nessa segunda mesmo, quando fui buscar minha filha no Náutico, tinha uma mãe procurando por alguém que fizesse o trajeto… das vans paradas lá nenhuma quis pegar por que não compensa.
Por que não as mãetoristas pegarem rodas como estas, que não são trabalhadas pelas vans?

Parabéns … Mais um prefeito se vendendo para o transporte clandestino de apps ….e o Zé povinho chamando os transportadores autorizados disso e daquilo
Depois quando começarem a estuprar e sumir com as crianças ,igual está acontecendo com a Uber e outros apps …vão se lembrar desse comentário
Povo idiotq ….merece ser transportado por gente similar …. vão chorar muito por causa de sua hipócrisia !!

mais um.bando debpicaretas tentando estragar um serviço que e bom..os perueiros fazem.um bom serviço!! mais uma.pirataria como diz a reportagem lei do uber..agora a uber dita a lei?? ate quando essa safadeza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *