Categorias
MOGI DAS CRUZES

APAE de Mogi das Cruzes participa da VII Olimpíada Regional das APAEs em Suzano



A APAE de Mogi das Cruzes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é uma das 17 instituições da região do Alto Tietê e Litoral Norte participantes da VII Olimpíada Regional das APAEs, que teve início nesta quarta-feira (17) e se estenderá até a sexta-feira (19). Todas elas prestam assistência às pessoas com deficiência intelectual. 



O evento esportivo reúne 11 modalidades, e a APAE de Mogi das Cruzes participará de oito, com 15 atletas: bocha paralímpica, natação, atletismo, futsal, tênis de mesa, dama e dominó e futebol society. Eles são treinados pelos professores de educação física, Evertom Camilo, o Tom, Érika Santos e Reinaldo Júnior, que irão acompanhá-los nas disputas.



Os jogos serão realizados no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, e nas estruturas presentes no Parque Max Feffer, como a Arena Suzano, a Piscina Municipal Daniel Fiamini Geremias e o Pavilhão Roxo.



A competição, que congrega mais de 200 atletas, é uma pré-seleção para as Olimpíadas Especiais – Edição Estadual. Em 2019, a APAE de Mogi das Cruzes promoveu a sexta edição da Olimpíada. No ano passado, a competição não foi realizada por causa da pandemia do novo coronavírus.



A diretora pedagógica da APAE de Mogi das Cruzes, Ana Paula Nogaroto, fala sobre a importância que esta competição tem para os alunos atletas: “Este é um grande evento de confraternização muito aguardado pelos nossos alunos que, normalmente, competem de eventos esportivos, disputando medalhas. Além disso, eles estão ansiosos com essa retomada às competições e até para rever os amigos”.

O professor de educação física Evertom destaca a inclusão dos alunos por meio do esporte. “Essa socialização já é uma vitória. É a conquista pessoal de cada atleta. E este evento regional, por ser o primeiro a ser realizado nessa volta com a pandemia ‘mais leve’, tem um caráter mais educacional, afinal, não se pode exigir muito do atleta, que ficou quase dois anos sem treinar e, consequentemente, sem competir. A ideia desta edição é deixá-la mais recreativa e educacional, do que competitiva. Estamos em busca de atletas com habilidades. Todos serão premiados com medalhas para incentivá-los ainda mais e isso tem muita importância e representatividade”, destaca Tom, um dos profissionais que estão ajudando na organização do evento. 

As modalidades estão sendo organizadas pelo Conselho Regional do Alto Tietê e Litoral Norte das APAEs, que realizaram suas inscrições. Vão participar 12 APAEs e outros cinco centros de cuidados a Pessoas com Deficiência (PCD), que receberão hospedagem no município ao longo dos três dias programados, com o objetivo de criar um ambiente olímpico para jovens e adultos envolvidos na preparação.

A organização é da Prefeitura de Suzano, com o envolvimento de pastas como a do Esportes e Lazer e de Educação e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe).

Cronograma

As disputas nos esportes começam já na quarta-feira (17), com os torneios de bocha adaptada, tendo início às 14 horas, e as provas de natação, começando a partir das 16 horas, na piscina externa do espaço municipal. Na parte da noite, o Parque Max Feffer sedia a grande cerimônia de abertura dos Jogos, com entrada gratuita a partir das 19 horas. Todas as instituições envolvidas participarão da solenidade, que precede de uma festa de acolhimento para os alunos.

Na quinta-feira (18), os jogos começam a ser disputados na parte da manhã, com os torneios de atletismo começando às 8 horas, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Esta será a única disputa realizada fora das dependências do parque municipal, com previsão de término para o meio-dia. Durante a tarde, serão iniciadas as competições de futsal, basquetebol e voleibol, que serão realizadas simultaneamente das 14 às 18 horas na Arena Suzano e nas quadras do Pavilhão Roxo. No período da noite, o segundo dia de competições se encerra com o torneio de tênis de mesa, que tem início às 19 horas na arena.

Por fim, na sexta-feira (19), será realizado o último dia de competição nas estruturas da cidade, com as disputas finais de dominó e dama, programadas para a parte da manhã na Arena Suzano, das 8 às 10 horas, seguida pela competição de futebol society, com duração até o meio-dia. Na tarde, a partir das 14 horas, acontece a cerimônia de premiação e encerramento das Olimpíadas, concluindo a semana do evento no Parque Max Feffer.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP