Categorias
MOGI DAS CRUZES

Alunos de Mogi das Cruzes são premiados em competição do INPE



Teve Mogi das Cruzes no pódio do 2º CubeDesign, evento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o objetivo de despertar o interesse e engajar a sociedade para as atividades espaciais. Cinco alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, conquistaram o terceiro lugar na categoria Mockup.



A categoria “Mockups” para alunos entre 11 e 14 anos, é voltada ao ensino fundamental e desafia as equipes a montar uma estrutura de acordo com satélites sorteados na competição. Os alunos mogianos criaram um paralelepípedo de isopor de 5 x 7cm preso a um paraquedas feito com barbante e sacola plástica. Após testes, a equipe definiu os materiais e realizou três lançamentos com sucesso, protegendo a carga útil com o menor impacto possível.



Foram premiados Patricky Kenji Yamanaka e Ana Carolina da Silva Dias, do 8º ano, Nicole Pereira Ferraz, do 9º ano e Ericky Yuta Yamanaka e Flavio Henrique Quinto dos Santos, do 6º ano. Os alunos concorreram com mais sete equipes do Vale do Paraíba, de nível fundamental até a pós-graduação.



O Cempre Benedito Ferreira Lopes passou a integrar o programa Escola de Tempo Integral em fevereiro deste ano. A rede municipal conta com mais de 23 mil alunos atendidos pela iniciativa. “As aulas de Steam do período integral colaboraram para este resultado, pois precisaram utilizar os conhecimentos das áreas de Matemática, Arte, Engenharia, Física, planejamento e construção do projeto, além do trabalho em grupo”, disse Débora Soares Alves Teixeira, diretora da unidade escolar.



Realizado em São José dos Campos (SP), de 24 a 27 de julho, o CubeDesign faz parte das atividades do Grupo de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial (CTEE) da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE. A equipe foi preparada pelo orientador de informática Sandro Shoiti Sato, que acompanhou os alunos na competição.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *