Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê tem quatro cidades certificadas em programa que reconhece ações de gestão ambiental



Na região do Alto Tietê, quatro cidades conquistaram a certificação do Programa Município Verde Azul, do Governo de São Paulo, que reconhece ações sustentáveis e de gestão ambiental das cidades paulistas.



Entre os municípios certificados, Guararema atingiu a maior pontuação do levantamento com 99 pontos – o ranking vai até 100 pontos –, chegando ao primeiro lugar no grupo dos municípios de 10 mil até 49.999 habitantes. Na sequência está Salesópolis, com 92 pontos, o que garantiu a oitava posição na mesma divisão. Já na categoria das cidades com população entre de 100 mil a 499.999 moradores, Poá acumulou 89 pontos, na oitava colocação, enquanto Suzano atingiu 88 pontos e alcançou o nono lugar.



Fora a categoria de certificado – com nota acima de 80 pontos –, o Programa Município Verde e Azul considera as cidades que alcançaram parte das diretrizes propostas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e as classifica com Qualificação I (60 e 79 pontos) e Qualificação II (40 e 59 pontos).



Na categoria Qualificação I, o município de Arujá ficou em 15° lugar com 73 pontos no grupo das cidades de 50 mil a 99.999 habitantes, e Biritiba Mirim garantiu a 32ª posição com 74 pontos, no mesmo grupo de Guararema e Salesópolis.  



Na seleção de Qualificação II, a região é representada por Santa Isabel na 36ª posição com 53 pontos, na divisão ocupada também por Arujá. Em seguida está Mogi das Cruzes no 40° lugar (58 pontos) e Itaquaquecetuba na 41ª colocação (57 pontos) no grupo dos municípios com até 499.999 moradores.

Para classificar as cidades, o governo estadual considera dez diretivas: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade. A partir do desempenho de cada um dos itens, a pasta atribui a pontuação que forma o ranking de acordo com o número de moradores.

Neste ano, dos 412 municípios participantes, cerca de 60% das cidades paulistas, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook,  Instagram,  Google News e  Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: