Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece 260 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Via Rápida Virtual na região do Alto Tietê. Alguns alunos têm direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210.
Há oportunidades em Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim. As vagas estão distribuídas entre diferentes cursos, com 20 vagas cada. Confira abaixo:
- Itaquaquecetuba (120 vagas): Operador de Telemarketing; Almoxarife e Estoquista; Operador de Caixa; Assistente Administrativo; Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança; e Assistente de Recursos Humanos
- Mogi das Cruzes (80 vagas): Porteiro e Controlador de Acesso; Recepção e Atendimento; Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança; e Auxiliar de Logística
- Biritiba Mirim (40 vagas): Técnicas de Vendas e Assistente Administrativo
- Suzano (20 vagas): Recepção e Atendimento
Bolsa-auxílio
Os participantes também podem receber bolsa-auxílio de R$ 210, caso se enquadrem nas seguintes condições: o aluno não pode ser beneficiário de seguro-desemprego ou previdenciário, não pode ter mais de cinco ausências no curso até o dia da 10ª aula, não beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011 ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além disso, para receber a bolsa-auxílio é preciso ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo, desempregado que atenda os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso.
O pagamento da bolsa-auxílio se dará após a aferição de frequência no 10º dia de aula, podendo ser realizado, inclusive, após o término do curso. Após disponibilização da bolsa-auxílio, o valor ficará à disposição do estudante pelo prazo de 30 dias.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br. Os alunos selecionados receberão um e-mail de confirmação, com o link do curso que farão.
As aulas começam dia 24 de março. Elas serão remotas, ao vivo e ministradas no período noturno.
Sobre o Via Rápida
O Via Rápida atua na qualificação e formação profissional dos participantes, preparando a população que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio. O programa busca, ainda, aprofundar os conhecimentos de cada atividade profissional e apresentar as tendências mais recentes de cada área de atuação aos participantes, de forma a ampliar suas alternativas de emprego e geração de renda.