Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê recebe lote com 17.120 doses de CoronaVac para idosos e gestantes



As cidades do Alto Tietê recebem, nesta sexta-feira (14), um novo lote com 17.120 doses de CoronaVac, vacina contra a Covid-19.



De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a nova remessa é destinada à aplicação de segunda dose para idosos de 64 anos e da primeira dose para gestantes e puérperas com comorbidades.



As novas doses de CoronaVac chegam à região em meio às notícias da falta de insumos para a produção do imunizante. No caso do grupo de gestantes com comorbidades, a vacina substitui as doses de AstraZeneca que foram recebidas na semana passada, porém tiveram sua aplicação neste grupo suspensa pelo Ministério da Saúde, atendendo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a morte de uma gestante que havia tomado o imunizante.



De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, a desaceleração da produção da CoronaVac pode afetar o ritmo da vacinação na região. “Mais de 60% das doses aplicadas são CoronaVac. Nossa preocupação inicial era que faltassem vacinas para segunda dose para os grupos que já tomaram a primeira deste imunizante, porém com este novo lote recebido hoje conseguimos fechar um grupo de idosos e iniciar a imunização das gestantes e puérperas com comorbidades. A ausência de um tipo de imunizante pode atrasar ainda mais o processo de imunização em todo o país, no entanto os municípios seguem preparados para avançar com as campanhas à medida em que forem recebendo novas doses”, disse ela.



Desde o início da campanha, o Condemat vem buscando alternativas para acelerar a imunização na região, com a assinatura de dois termos de intenção de compra de vacinas: Grupo União Química (Sputnik V) e Butantan (CoronaVac). Além disso, a maioria dos municípios aderiu ao consórcio para aquisição de vacinas da Frente Nacional de Prefeitos.

“Estamos trabalhando para que a imunização não sofra interrupção e não fazemos distinção de laboratório e fabricante. O importante para nós é que a vacina tenha sua eficácia comprovada e esteja devidamente aprovada pela Anvisa”, reforçou Adriana.

Confira abaixo a distribuição de novas doses na região:

Cidade2ª dose a idosos com 64 anos1ª dose a gestantes e puérperas com comorbidades
Arujá740230
Biritiba Mirim25060
Ferraz de Vasconcelos1.470420
Guararema25070
Itaquaquecetuba2.710920
Mogi das Cruzes3.870980
Poá1.030220
Salesópolis15030
Santa Isabel500110
Suzano2.450660
Total13.4203.700
Fonte: Condemat

As Secretarias Municipais de Saúde devem informar, em breve, como a imunização prosseguirá nas respectivas cidades.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: