Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê pode ganhar nova rota turística entre Guararema e Salesópolis



Prefeitos e integrantes da Câmara Técnica de Turismo do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) participaram de audiência com o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, para discutir ações para a retomada da atividade turística pós-pandemia na região. A criação de uma rota caipira entre os municípios foi um dos temas discutidos durante a reunião realizada na tarde da última terça-feira (11) e recebeu o apoio estadual.



A iniciativa da nova rota regionalizada partiu dos prefeitos de Guararema, Zé Luiz, e de Salesópolis, Vanderlon Gomes, que na última semana anunciaram a proposta da criação de um roteiro caipira interligando os municípios de Guararema, Salesópolis e Santa Branca, que pertencem ao Condemat, mais Paraibuna.



De acordo com o secretário de Estado, Vinicius Lummertz, o turismo regional deve ganhar destaque na retomada das atividades e os municípios terão todo o apoio na formatação desta nova rota, com possibilidade de ampliação da abrangência para as 12 cidades do Condemat.



“Nesta retomada gradativa o foco será o turismo regional, por isso daremos todo o apoio aos municípios para a criação de um produto turístico regional com a temática caipira, desde o mapeamento da rota, até criação da marca, conceito e demais estratégias de mercado e ações de marketing para alavancar o turismo”, disse o secretário estadual.



O prefeito Vanderlon falou sobre a importância do planejamento regional neste momento em que as atividades estão suspensas por conta da pandemia. “Nossa região tem um potencial turístico muito forte, com diversos atrativos naturais e culturais. No período de pós-pandemia, a atividade turística será fundamental par alavancar a economia regional. Este é o momento de realizarmos um planejamento para, assim que possível, retomarmos as atividades que vão gerar renda e emprego para a população”, disse.

O apelo caipira existente na região foi um dos pontos destacados pelo prefeito de Guararema, Zé Luiz. “Nossa região preserva características e tradições antigas aliadas às paisagens naturais e gastronomia, o que reforça o nosso potencial para investir no Turismo Caipira”, reforçou.

Durante a reunião, o coordenador da Câmara Técnica de Turismo, Ricardo Balcone, apresentou outras demandas, como o apoio do Estado na formalização de um termo de fomento junto aos municípios para desenvolvimento de ações de marketing e divulgação da região nos balcões do aeroporto de Guarulhos. “Nossa região abriga o maior aeroporto internacional do Brasil com uma média de 46 milhões de passageiros por ano. Nossa meta é de que pelo menos de 2% destes passageiros possam usufruir dos materiais gráficos e vídeos com os atrativos turísticos dos municípios”, disse.

A região do Condemat reúne diversos atrativos naturais e culturais, além de abrigar duas estâncias, Poá que é Estância Hidromineral, e Salesópolis, Estância Turística.  Já Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Branca e Santa Isabel possuem o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

A região também integra importantes rotas turísticas do Estado, como o Circuito das Nascentes, vinculado ao Condemat, que engloba os 11 municípios que estão na Região Metropolitana; a rota do Caminho do Sal e as rotas fazem parte do programa estadual Caminha São Paulo: Rota dos Bandeirantes, Rota Franciscana e Rota da Luz.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, até o momento não há previsão de liberação de recursos para estâncias e MITs e os critérios para obtenção do título e ranqueamento passam por reformulação.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP