Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e outros órgãos do Governo de SP firmaram uma parceria para criação de um Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê (APAVRT).
Em uma reunião realizada nesta terça-feira (2), na capital, foi discutida a formação de um grupo que, de imediato, atuará na estruturação de um programa de fiscalização específico para a APAVRT, assim como já acontece nas Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRMs), que na região contemplam os municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Suzano, Arujá e Santa Isabel.
Com a ampliação da experiência para a APAVRT, serão beneficiados territórios dos municípios de Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
O Grupo de Fiscalização Integrada conta com a participação dos municípios, da Polícia Militar Ambiental, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e no caso da APAVRT, da Fundação Florestal, gestora da área.
“O GFI tem se mostrado muito frutífero nas APRMs, por isso, queremos expandir essa iniciativa para a APA da Várzea do Rio Tietê. A fiscalização integrada coíbe, especialmente, as ocupações irregulares, situação que está intimamente ligada à impermeabilização do solo, fator que influencia nas cheias do Tietê”, disse o presidente do Condemat+ e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes.
A audiência teve a participação do prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior; do coordenador adjunto da CT de Gestão Ambiental, Douglas Batista; do coordenador do Grupo de Trabalho de Drenagem, Anderson Marchiori; da coordenadora do GFI ATC Solange Wuo; além de técnicos dos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Guarulhos, Igaratá, Mairiporã, Poá e Santa Isabel. Da parte do Estado, a reunião contou com a presença do Diretor Executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; do Subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade; do Coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da Semil, Rafael Frigerio; da diretora Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, Lucila Manzatti, e da Gestora de Unidades de Conservação, Kátia Bastos Florindo.