Categorias
ALTO TIETÊ

Além de hérnias e varizes, HC de Suzano passará a realizar cirurgias de vesícula



A partir de 1º de agosto, o HC de Suzano (Hospital das Clínicas) passará a realizar também cirurgias de vesícula, além dos procedimentos de hérnias e varizes, que começaram a ser feitos no último dia 15.



A capacidade inicial do hospital, que é referência regional, é para 400 cirurgias/mês e os ajustes no fluxo são para que todas as vagas sejam preenchidas por pacientes do Alto Tietê, informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).



Com uma semana do início do Mutirão de Cirurgias, promovido pelo Governo de SP, representantes do Condemat, da Diretoria Regional de Saúde (DRS-1) e do HC de Suzano se reuniram na manhã desta sexta-feira (22) para avaliar o processo, assegurar que todas as vagas ofertadas sejam efetivamente utilizadas e ampliar os tipos de cirurgias identificadas como prioritárias para a região.



“Nosso objetivo é ter o maior número de cirurgias sendo feitas no HC Suzano para liberar a longa fila de pacientes que aguardam por procedimentos em todos os nossos municípios. Depois do nosso pedido ao governador nesta semana, hoje foi anunciada a inclusão das cirurgias de vesícula, que começam em agosto. E vamos continuar trabalhando em conjunto com o Estado para que mais procedimentos sejam atendidos no HC Suzano e com maior agilidade”, afirmou o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que representou o Conselho de Prefeitos do Condemat.



A reunião teve a participação de secretários municipais de Saúde e técnicos de todo o Alto Tietê, assim como do diretor técnico substituto da DRS-1, Glalco Cyriaco, das diretoras Neide Hasegawa e Sandra Regina Camillo; do diretor técnico do HC Suzano, Eduardo Santochi, e do diretor clínico Antônio Sakotani. Um grupo de trabalho com representantes das três partes envolvidas – municípios, Estado e Hospital das Clínicas – foi constituído para sanar os entraves verificados já neste início do Mutirão de Cirurgias e possibilitar o maior número de atendimentos para pacientes da região.

“Já foram identificadas algumas dificuldades que precisam ser sanadas rapidamente para a eficácia do Mutirão de Cirurgias, sendo uma das principais a necessidade de ajustes no fluxo de disponibilidade de vagas e absorção da demanda existente. Essa reunião de hoje foi importantíssima porque reuniu todas as partes envolvidas e compromissadas com resultado”, disse Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat.

O HC iniciou o atendimento ambulatorial pré-operatório no final de junho e, no último dia 15, realizou as primeiras cirurgias. São duas salas cirúrgicas disponíveis, com capacidade para 16 procedimentos/dia.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP