Categorias
MOGI DAS CRUZES

Aglomerações em ônibus de Mogi serão monitoradas por câmeras, diz Prefeitura

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que iniciará, no próximo dia 22, a instalação dos equipamentos que permitirão a utilização de câmeras instaladas nos ônibus do sistema municipal de transporte coletivo para o monitoramento da ocupação de passageiros nos veículos. O objetivo, segundo a administração municipal, é evitar aglomerações de pessoas no transporte público.


Os detalhes da operação foram definidos em uma reunião realizada na noite desta quinta-feira (11) com a participação da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, da secretária Municipal de Transportes, Cristiane Ayres, e de representantes das empresas concessionárias do serviço e da empresa responsável pelo aplicativo que será utilizado.

Leia também:  Após se tornar gratuito, transporte público de Guararema tem mudanças em linhas e horários

De acordo com a Prefeitura, a princípio, quatro ônibus receberão os equipamentos para que seja feito o acompanhamento do trabalho e os ajustes necessários. A partir daí, o serviço será ampliado gradativamente para o restante da frota.


“O monitoramento pelas câmeras instaladas nos ônibus, além da questão de segurança pública, também terá a segurança sanitária. Se for notada aglomeração, a Prefeitura consegue encaminhar mais ônibus para atender as pessoas. É uma forma mais rápida e eficiente para fazer este trabalho”, disse o prefeito Caio Cunha.

Leia também:  Mutirão de limpeza pública vai atender cemitérios de Mogi das Cruzes neste sábado

A administração municipal explicou que, com o equipamento, também será possível montar uma central de acompanhamento do serviço, que será feita na estrutura da Secretaria Municipal de Transportes. Nela, será possível ter informações em tempo real sobre por onde os ônibus estão circulando e o número de pessoas transportadas. 

A captação de imagens feitas pelas câmeras está de acordo com as regras estabelecidas pela nova legislação nacional de proteção de dados, garante a Prefeitura, acrescentando que um sistema semelhante já é utilizado no transporte coletivo da cidade de São Paulo.

Leia também:  Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM têm mudanças programadas para este fim de semana

Também com o objetivo de tentar evitar aglomerações no transporte público municipal, no início do mês a Prefeitura anunciou que reforçaria a frota de ônibus em algumas linhas com maior fluxo de passageiros.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia: