Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Suzano resgatou seis galos índios e 12 frangos na manhã desta quarta-feira (15), após denúncia de moradores sobre os maus-tratos a que os animais estavam sendo submetidos.
O Departamento de Fiscalização de Posturas foi acionado pela Secretaria de Meio Ambiente, que recebeu as informações sobre o caso, e se deslocou para o endereço citado, no bairro Miguel Badra, onde contou com o suporte da Guarda Municipal de Suzano (GCM).
De acordo com a Prefeitura, ao chegar ao local, a equipe encontrou uma mulher, que foi questionada sobre a situação dos animais e informou onde o proprietário dos mesmos se encontrava. Ao identificar o homem, o diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Edson Tavares, o indagou sobre o motivo pelo qual mantinha os galos e os frangos naquele endereço, e a resposta foi de que era para consumo próprio.
Segundo a administração municipal, diante das evidências constatadas no local, que não corroboravam com a versão apresentada, o indivíduo foi conduzido para o 2º Distrito Policial do Boa Vista, por crime ambiental.
“Vimos que a situação dos maus-tratos se configurou pelas condições em que os animais se encontravam. Estavam todos dentro de um espaço confinado e sem ventilação. As características físicas dos galos e dos frangos sugerem que eles poderiam estar ali para serem comercializados, possivelmente para rinha. Prontamente, solicitamos uma perícia à Secretaria de Meio Ambiente para averiguar se os animais estavam machucados, assim como solicitamos que os agentes da GCM conduzissem o suposto proprietário e a mulher que estava na casa para a delegacia”, disse Tavares.
“Vamos pedir autorização da autoridade policial para buscar um lar temporário para os galos e os frangos. Nesses casos, contamos com o suporte de chácaras voluntárias, que colaboram com o serviço de acolhimento aos animais que sofrem maus-tratos”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: