Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Os moradores do bairro Miguel Badra, em Suzano, recebem, até o final do mês de agosto, orientações dos Agentes da Boa Energia da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê.
Os agentes são técnicos do projeto Boa Energia na Comunidade, desenvolvido pela EDP, que fazem visitas porta a porta nas regiões de atuação da companhia.
Durante as visitas, os moradores recebem orientações sobre economia de energia e a possibilidade de cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura, além de informações sobre a renegociação de eventuais débitos com a Concessionária com condições diferenciadas.
Em Suzano, por exemplo, 18.251 famílias têm direito a receber o benefício da tarifa social, mas não estão cadastradas por algum tipo de divergência. O município soma atualmente 25.036 famílias inseridas no programa.
Cada família também tem direito de substituir até cinco lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis. Na ação no Miguel Badra, a previsão é de que cerca de 4.000 lâmpadas sejam substituídas.
A iniciativa da EDP faz parte do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visa auxiliar de forma efetiva na redução do consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda, já que a iluminação, dependendo dos hábitos de uso, pode representar cerca de 10% da conta de energia de uma residência. A mudança de simples hábitos pode trazer ganhos significativos na redução do consumo.
De acordo com a EDP, as lâmpadas arrecadadas a partir da substituição são encaminhadas para o descarte ecologicamente correto.