Categorias
MOGI DAS CRUZES

Agendamento da vacina para idosos com 65 anos em Mogi será reaberto na sexta



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o agendamento online para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 65 anos ou mais será retomado na próxima sexta-feira (23).



O agendamento no sistema Clique Vacina, da administração municipal, chegou a ser aberto ontem (19), mas como o lote inicial de doses a esse público era muito pequeno, foi preenchido em poucos minutos. Com a disponibilidade de novas doses do imunizante, será possível reabrir o agendamento para aplicar mais vacinas na semana que vem.



Desde a semana passada, a vacina em uso na cidade para aplicação de primeira dose é a Astrazeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz. A versão desse imunizante é multidoses, com cerca de 5 aplicações por frasco, e o prazo de uso é de até 48 horas. Cada dose a ser aplicada é de 0,5 ml. 



A principal diferença em relação à Coronavac/Butantan é o prazo para aplicação da segunda dose que, no caso da Astrazeneca/Oxford, é de três meses após a data da primeira dose. “Todas as pessoas vacinadas recebem um comprovante com anotação a lápis da data da segunda dose. Essa data é uma referência e serve de controle para o agendamento online”, explica a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. 



Está disponível no Clique Vacina o agendamento para aplicação da segunda dose da Coronavac/Butantan para quem recebeu a primeira dose entre 1 e 3 de abril ou em datas anteriores. Os locais e horários são os disponibilizados pelo sistema no momento do agendamento.

A Prefeitura de Mogi reforça que os agendamentos só ficam disponíveis no site enquanto há doses ou disponibilidade de horários. “Se ao entrar no sistema, a informação que aparecer for ‘Aguarde a liberação de agendamento’ é porque todos os horários já foram preenchidos e não há mais vacinas disponíveis. Caso isso ocorra, é preciso aguardar a chegada de uma nova remessa do imunizante para os públicos específicos, para que sejam reabertos os agendamentos”, explicou a administração municipal.

De acordo com os dados da Prefeitura, até o momento, 51.441 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes, sendo que 24.146 já receberam inclusive a segunda dose.

Próximos grupos

O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (20), a antecipação da entrega de vacinas para quem tem 64 anos, além da inclusão de novos públicos na campanha a partir de maio.

Segundo Doria, a partir do dia 10, a vacinação começa para 50 mil pessoas com Síndrome de Down, 40 mil pacientes renais em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva) e 30 mil transplantados em uso de imunossupressores.

No dia 11, deve ser iniciada a imunização dos trabalhadores de Metrô e CPTM, da área de segurança, manutenção, limpeza e agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais, além de operadores de trem de todas as idades. O público estimado nessa categoria é de 10 mil pessoas.

Já no dia 18, os motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal poderão começar a receber a primeira dose. São Paulo estima que cerca de 165 mil trabalhadores do setor iniciem a imunização contra o coronavírus no próximo mês.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: