Agosto é o mês em que se marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data faz referência ao “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto. Nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada, foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente.
Como forma de lembrar dessa data, a Rede de Atenção a PopRua de Mogi das Cruzes preparou um encontro especial na sede do Centro de Referência Especializado para População de rua – Centro Pop, que ofertou um café da manhã especial aos usuários do serviço e realizou uma Roda de Conversa que contou com a participação da nova equipe do Consultório na Rua, onde puderam tratar de temas relacionados à condição de rua, saúde, perspectivas e desafios.
Nos acolhimentos institucionais, a data também foi lembrada com momento de reflexão junto aos acolhidos. O abrigo Emanuel, da Organização Caritas, que realiza um trabalho em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, promoveu um encontro com os acolhidos, em que houve palestra com ex-usuários do serviço que deixaram a situação de rua.